Estudante de medicina da Uesb é condenada a 2 anos de prisão por fraude em cotas
01 de Abril de 2016 - Andréa de Lima NunesEla foi condenada em primeira instância pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica.
A estudante de medicina Maiara Aparecida Olívia Freire, 26 anos, foi condenada a dois anos de prisão após apresentar uma declaração falsa de endereço para participar em concorrência de reserva de vagas para quilombolas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista. De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), ela ingressou na universidade em meados de 2013.
A decisão foi publicada na quarta-feira (30) pelo juiz Clarindo Lacerda Brito, da 2ª Vara Criminal de Vitória da Conquista. A denúncia contra a estudante foi acatada no final de 2013, após representação do MP-BA, que recebeu uma denúncia anônima sobre o caso.
A fraude se deu no ato da matrícula, onde a estudante apresentou uma declaração assinada pela presidente da Associação do Desenvolvimento Comunitário Cultural Educacional e Social do Quilombo de Rocinha e Região, que comprovava que ela era moradora da comunidade remanescente quilombola Rocinha, na zona rural do município de Livramento de Nossa Senhora.
Entretanto, segundo a promotora, Maiara residia no centro do município de Livramento de Nossa Senhora. "Ela realmente nasceu na zona rural, mas não era uma comunidade quilombola e ela mudou-se ainda quando criança para Livramento de Nossa Senhora", informou a promotora.
A denúncia foi oferecida pelo MP-BA à Justiça em 2014. Ela foi condenada em primeira instância pelos crimes de uso de documento falso e falsidade ideológica, porque escreveu de próprio punho que residia em comunidade remanescente quilombola no ato da matrícula.
Maiara foi condenada a dois anos de prisão, mas a pena foi convertida para prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa no valor de um salário mínimo. Segundo a promotora, a estudante ainda tem a possibilidade de recorrer da sentença na Justiça.
Conforme a Justiça, a decisão sobre uma possível anulação da matrícula da estudante na Uesb fica a critério da própria universidade.
Comentários
Outras Notícias
![Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer [Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238101/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer
16 de Setembro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
![Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos [Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238100/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos
16 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro [STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238099/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro
16 de Setembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência PT
![CNJ veta exigência de certidões fiscais para registro de imóveis e reforça ilegalidade da prática [CNJ veta exigência de certidões fiscais para registro de imóveis e reforça ilegalidade da prática]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238098/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CNJ veta exigência de certidões fiscais para registro de imóveis e reforça ilegalidade da prática
16 de Setembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
![Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço [Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238097/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço
15 de Setembro de 2025Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Arquivo
![Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos [Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238096/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos
15 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023