Bahia despacha o Flamengo na Arena e chega à vice-liderança do Brasileirão
01 de Agosto de 2013 - PiatãFernandão, Wallyson e Marquinhos Gabriel marcaram na noite de domínio tricolor

É o fim do tabu de 13 anos sem que o Bahia vencesse o Flamengo jogando em Salvador. O Esquadrão não tomou conhecimento do rival carioca na noite desta quarta-feira (31) e fez do gramado da Arena Fonte Nova o palco para mandar pra longe o jejum de mais de uma década. Superior desde o início do duelo, o Tricolor dominou a partida e venceu por 3 a 0, com gols de Fernandão e Wallyson, no primeiro tempo, e de Marquinhos Gabriel, na segunda etapa.
Com mais três pontos, o Bahia foi a 19 e saiu de campo na vice-liderança do campeonato, um ponto atrás do Coritiba. O Flamengo, que segue com 10, caiu para 17º amarga uma das posições da zona do rebaixamento.
Como já realizou antecipadamente seu compromisso da 11ª rodada, o Tricolor volta a jogar apenas na próxima quarta-feira, dia 7 de agosto, quando visita o Atlético Paranaense, no Durival de Britto, valendo pela 12ª rodada. A partida está marcada para as 21h. O Flamengo volta a campo no domingo (4) e manda o jogo contra o Atlético Mineiro, no Mané Garrincha, em Brasília, a partir das 16h.
Bola rolando
A partida começou aberta, com os dois time partindo para o jogo logo no início, mas não demorou até os donos da casa mostrarem mais consistência no duelo e praticamente dominarem o confronto. Logo aos cinco minutos, o Flamengo esboçou o susto no cabeceio de Adryan, salvo nos pés de Titi na pequena área, mas dali em diante foi o Bahia que arrancou as melhores chances no momento de superioridade na etapa inicial.
Posicionado bem na defesa nas investidas de ataque rubro-negro, o Esquadrão deu o primeiro bote perigoso aos 12'. Depois do escanteio, Fernandão desviou de cabeça na pequena área e obrigou Felipe a se esticar todo para evitar o gol. O mesmo Fernandão voltou a oferecer combate aos 19', quando dominou na área e girou chutando, mas a bola passou ao lado do gol.
A insistência do atacante tricolor acabou rendendo fruto e o Bahia enfim conseguiu balançar a rede na marca dos 28'. Depois que Hélder chutou forte da entrada da área, Felipe deu rebote e Fernandão não perdoou quando a bola sobrou para ele e estufou o gol. Já em vantagem, o Esquadrão continuou chegando mais, e Fernandão seguiu no oportunismo que por muito pouco não o fez ampliar o placar aos 38'. Ele foi no segundo andar para cabecear no lançamento de Wallyson, mas o goleiro rubro-negro conseguiu defender.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, Felipe voltou a dar rebote depois de uma cobrança de falta e desta vez foi Wallyson que aproveitou a sobra para chutar da entrada da área e fazer o segundo do Bahia. O bandeira ainda chegou a apontar impedimento de Fahel no lance, mas o árbitro chamou a responsabilidade e validou o gol antes de encerrar o primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, Mano Menezes retornou com duas modificações, tentando melhorar o time e dar mais velocidade no ataque. Gabriel e Fernando entraram no lugar de Paulinho e Carlos Eduardo. Mas apesar das alterações, o Bahia seguiu com a dinâmica de jogo melhor que a do visitante e criou a primeira boa chance da segunda etapa aos seis minutos. Wallyson chegou com velocidade pela esquerda, chutou forte e cruzado, mas Felipe conseguiu a defesa.
Com dificuldades para criar e para furar o bloqueio defensivo do Bahia, o Flamengo só chegou com perigo aos 24'. Marcelo Moreno ficou com a bola na área depois de um desvio na defesa tricolor, chutou, mas Marcelo Lomba deu tapinha salvador antes da bola parar no pé da trave.
Enquanto administrava a superioridade na partida, o Tricolor encontrou o espaço para esticar ainda mais a vantagem no placar e marcou com Marquinhos Gabriel, aos 31'. O atacante chegou chutando de primeira depois do passe para o centro da área e fuzilou o gol de Felipe. Daí em diante, com um Flamengo entregue, os donos da casa só precisaram administrar o bom resultado e partir para o abraço.
Bahia 3 x 0 Flamengo - 10ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série A
Data: 31/7/2013, qua, 21h50
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Héber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Rosnei Hoffman Scherer (SC)
Bahia: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Raul; Fahel (Diones), Rafael Miranda e Hélder; Marquinhos e Wallyson (Talisca); Fernandão (Souza). Técnico: Cristóvão Borges
Flamengo: Felipe; Léo Moura, Wallace, Gonzalez e João Paulo; Luiz Antônio, Elias; Carlos Eduardo (Gabriel), Adryan (Bruninho) e Paulinho (Fernando); Marcelo Moreno. Técnico: Mano Menezes *Ibahia.
Comentários
Outras Notícias
![Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer [Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238101/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Pesquisa sugere que consumo de proteína animal pode reduzir mortalidade por câncer
16 de Setembro de 2025Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
![Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos [Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238100/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia registra quase 500 internações por depressão em 2024; mulheres e pessoas pardas concentram maioria dos casos
16 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
![STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro [STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238099/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
STF prevê início do cumprimento da pena de Bolsonaro em regime fechado até dezembro
16 de Setembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência PT
![CNJ veta exigência de certidões fiscais para registro de imóveis e reforça ilegalidade da prática [CNJ veta exigência de certidões fiscais para registro de imóveis e reforça ilegalidade da prática]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238098/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
CNJ veta exigência de certidões fiscais para registro de imóveis e reforça ilegalidade da prática
16 de Setembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
![Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço [Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238097/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Opas aponta explosão de casos de sarampo nas Américas; Brasil aposta em vacinação para conter avanço
15 de Setembro de 2025Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil / Arquivo
![Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos [Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238096/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prestadores alertam risco de colapso no Planserv diante de atrasos e pagamentos reduzidos
15 de Setembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023