No 'tapetão', clubes se articulam para rebaixar Ponte, Portuguesa e Criciúma
25 de Novembro de 2013 - PiatãClubes querem decidir o torneio na Justiça
Enquanto o Campeonato Brasileiro segue sem definição sobre quais times vão ser rebaixados para a Série B, clubes se articulam para decidir o torneio na Justiça. Com a liderança de Coritiba, e a participação de Vasco e Fluminense, as diretorias conversaram para verificar súmulas da competição. O resultado obtido, segundo a visão desses cartolas, mostra que Ponte Preta, Portuguesa e Criciúma poderiam perder pontos.
Em contato com o ESPN dois dirigentes explicaram que a regra que está sendo avaliada, que teria passado a valer neste ano, é uma que limita em cinco o número de jogadores transferidos de outros clubes da Série A. Os documentos de relatos dos jogos estão sob os olhares dos departamentos jurídicos dos times e também de especialistas do direito desportivo.
O Regulamento Específico da Competição, no capítulo III, artigo nono, no seu parágrafo único, diz que "cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série A; de um mesmo clube da Série A, somente poderá receber até três atletas".
Um exemplo que, segundo os clubes reclamantes, fere o regulamento acima, seria a Portuguesa. Para a temporada de 2013, a diretoria paulista conta com pelo menos 13 atletas emprestados, sendo que desses, pelo menos dez chegaram de outras equipes da Série A.
A visão da CBF é diferente. Segundo Virgilio Elíseo, diretor do departamento técnico da entidade, o regulamento vale a partir do início do Campeonato Brasileiro e para jogadores que tenham disputado pelo menos um jogo do torneio pelo clube cedente. Assim, só haveria desrespeito ao regulamento caso um clube tenha mais de cinco jogadores que atuaram por outros clubes da Série A em 2013.
O plano dos que se queixam é terminar o estudo ainda no início desta semana. Se a conclusão dos advogados for de que o assunto procede, eles enviarão uma denúncia para a CBF e para o STJD, que deverá julgar o caso.
De acordo com o Código Brasileiro da Justiça Desportiva, a inscrição irregular de atletas na súmula implica na perda de três pontos. Com o que já foi analisado e interpretado, os dois paulistas e o catarinense deveriam perder, cada um, pelo menos seis pontos.
Assim, Portuguesa e Criciúma substituiriam Vasco e Coritiba na zona da degola.
Considerando a atual classificação, teríamos a seguinte mudança:
14 - Fluminense - 42 pontos
15 - Coritiba - 42 pontos
16 - Vasco da Gama - 41 pontos
17 - Portuguesa - 38 pontos
18 - Criciúma- 37 pontos
19 - Ponte Preta - 30 pontos
20 - Náutico - 17 pontos
*ESPN
Comentários
Outras Notícias
Pesquisas investigam potencial das canetas emagrecedoras no tratamento de dependências
16 de Outubro de 2026Foto: Divulgação/ MS
Papa Leão XIV passa por cirurgia no pulmão e tem diagnóstico de câncer confirmado
16 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / VaticanoNews
Participação de Netinho em eventos de Nova York marcou presença do axé na Times Square
16 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Wagner Moura e profissionais do cinema pedem acompanhamento internacional das eleições brasileiras
16 de Outubro de 2026Foto: Divulgação / Golden Globes / Reprodução
Documentário sobre Marília Mendonça chega ao Prime Video em 16 de outubro
15 de Outubro de 2026foto: instagram
Renner anuncia fase solo e projeto para homenagear a trajetória com Rick
15 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023