Tinga recebe apoio da torcida em desembarque em BH
14 de Fevereiro de 2014 - Piatã
Foto: Reprodução.Vítima de racismo por parte da torcida do Real Garcilaso na partida de estreia na Copa Libertadores, o volante Tinga, do Cruzeiro, recebeu a solidariedade de dezenas de torcedores celestes ao desembarcar em Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira, no Aeroporto de Confins. Faixas, cartazes e cânticos tomaram conta do saguão para dar apoio ao atleta e recepcionar a delegação cruzeirense.
Tinga agradeceu a solidariedade da torcida e ressaltou que é "importante lutar contra o preconceito". "Não queria vir aqui para falar sobre essa situação (racismo). Gostaria de falar sobre o nosso time. Mas infelizmente aconteceu aquilo comigo. Esperamos que não aconteça com outros", desabafou o jogador. "Nunca imaginei passar por isso, uma situação tão séria, tão grave", acrescentou o atleta.
Mesmo com o atraso de aproximadamente uma hora e meia em relação ao horário previsto para o desembarque da equipe, os torcedores não arredaram pé do terminal. "Essa agressão foi contra o Brasil inteiro. Eu senti como se fosse comigo", afirmou o empresário Reginaldo Costa, que é negro e ostentava cartaz com as frases "Fechado com Tinga! Força Tinga".
Alguns torcedores pintaram os rostos de preto em solidariedade ao atleta. Tinga entrou no segundo tempo da partida realizada em Huancayo, no lugar de Dagoberto, e todas as vezes que tocava na bola parte da torcida imitava sons de macacos. Após as agressões ele lembrou que já atuou em vários países sem passar pelo problema.
"A gente fica chateado com uma coisa dessas. Joguei quatro anos na Alemanha e nunca aconteceu isso. Agora, num país tão próximo, acontece uma coisa dessas. Fiquei muito chateado", desabafou o atleta em entrevista à rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, depois do jogo que a Raposa perdeu por 2 a 0 para os peruanos.
A equipe não terá folga. Na tarde desta sexta-feira o grupo já se reapresenta na Toca da Raposa II para iniciar os preparativos para o clássico contra o arquirrival Atlético-MG pelo Campeonato Mineiro, no domingo. Apesar da rivalidade entre os dois times, as agressões racistas levaram até torcedores do Atlético a criarem um movimento na internet para dar apoio a Tinga ao jogador celeste no clássico, que terá a presença apenas de atleticanos nas arquibancadas do Independência.
*A Tarde
Comentários
Outras Notícias
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023