Consciente, mas sob risco de morte, Lais Souza não mexe braços e pernas
29 de Janeiro de 2014 - PiatãHospital divulga primeiro boletim médico após cirurgia na coluna cervical. Segundo superintendente do COB, ela esquiava em pista normal no momento do acidente
O Hospital da Universidade de Utah, nos EUA, divulgou na madrugada desta terça-feira o primeiro boletim médico sobre o estado de saúde de Lais Souza e indicou que o quadro da atleta de 25 anos é gravíssimo. Com um "trauma severo na coluna cervical", a ex-ginasta ainda corre risco de morte, apesar de estar estável e consciente, e, no momento, não tem o movimento dos braços e das pernas e respira com o auxílio de ventilação mecânica.
- Lais sofreu um trauma severo na coluna cervical. De acordo com a equipe médica, Lais foi submetida a tratamento cirúrgico para realinhar a coluna cervical. Lais está acordada, segue comandos, mas não pode mover seus braços e pernas neste momento e está com o auxílio de ventilação mecânica para respirar. Está sendo cuidada pela Dra. Holly Ledyard, neurointensivista, e pelo Dr. Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah.
O Hospital só divulgou o boletim médico após a chegada do médico brasileiro Antonio Marttos Jr. a Salt Lake City. Lais, que sofreu grave acidente quando esquiava na última segunda-feira, foi submetida a uma cirurgia para realinhamento da 3ª vértebra da coluna cervical. De acordo com a nota divulgada, a brasileira está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica e se comunicou com os médicos por poucas palavras e gestos com a cabeça.
Em entrevista ao Jornal Nacional desta terça-feira, o superintendente executivo do COB, Marcus Vinícius Freire, revelou que, no momento do acidente, Lais esquiava pela pista normal e não estava treinando saltos.
- O técnico dela estava com ela. Ela estava esquiando livre, em pista normal, não estava saltando. O técnico vinha na frente dela.
Médico da Universidade de Miami, Antonio Marttos Jr. já colocou à disposição a estrutura do hospital onde trabalha para a recuperação da atleta - o local é referência e já ajudou a jogadora de vôlei Jaqueline a se recuperar de uma lesão na coluna vertebral durante o Pan de Guadalajara, em 2011.
- Lais terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível - disse Marttos Jr.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) informou que a famíla de Lais está sendo assistida e informada diretamente. Além disso, o COB ofereceu passagem aérea e hospedagem para a mãe da atleta, Odete, viajar a Salt Lake City para acompanhar a recuperação da filha, aguardando apenas a liberação do visto, podendo embarcar ainda nesta quarta-feira.
O acidente:
Lais estava em busca de uma vaga na disputa de Aéreos do Esqui Estilo Livre para os Jogos Olímpicos de Sochi 2014 e treinava em Salt Lake City quando sofreu uma queda na pista normal de esqui. O acidente provocou uma torção vértebra 3 da coluna cervical, que foi deslocada e realinhada após cirurgia.
infomações do Globo Esporte.
Comentários
Outras Notícias
Luto de três dias é ato de respeito e condolências à morte de mãe Carmen do Gantois
29 de Dezembro de 2025Luiz Carlos Suíca
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023