Esportes

Barcelona anuncia saída de Lionel Messi

06 de Agosto de 2021 - UOL Esportes
[Barcelona anuncia saída de Lionel Messi]

Lionel Messi não é mais jogador do Barcelona

Na tarde de hoje, o clube catalão anunciou a saída do atacante, que estava sem contrato desde o fim da última temporada. O craque argentino deixa o Camp Nou após quase 21 anos entre categorias de base e profissional. 

Segundo o comunicado divulgado pelo Barça, o argentino havia chegado a um acordo para um novo contrato, mas o vínculo não pôde ser assinado devido "a obstáculos econômicos e estruturais". O clube espanhol vinha buscando reduzir a folha salarial para não ultrapassar o fair play financeiro imposto pela LaLiga e, assim, conseguir formalizar a permanência de Messi.

Antes do início da temporada 2020-21, Messi chegou a ficar perto de uma saída do Barcelona. Na ocasião, o argentino pretendia deixar o clube por insatisfação com a diretoria, mas optou por cumprir o contrato para evitar uma briga judicial. 

A história de Messi no Barcelona teve início em setembro de 2000, quando ele chegou ao clube com apenas 13 anos após ser descoberto nas categorias de base do Newell's Old Boys. O jogador passou por todos os estágios no Camp Nou até fazer a sua estreia no time principal com 17 anos, em 2004. O primeiro jogo do futuro craque e ídolo do Barça foi ao lado de Ronaldinho Gaúcho. 

Messi, aos 34 anos, deixa o Barcelona como maior jogador da história do clube. Foram 672 gols em 778 jogos. Entre as principais conquistas estão os quatro títulos da Liga dos Campeões e 10 troféus do Campeonato Espanhol. 

Agora, a expectativa gira em torno do novo clube de Messi. O Manchester City de Pep Guardiola e o PSG de Neymar foram apontados anteriormente como possíveis destinos para o craque. 

Antes do desfecho, o Barcelona se mostrava otimista pela permanência de Lionel Messi. Segundo a imprensa catalã, a renovação era esperada nesta quinta-feira depois de reunião entre o jogador, seu pai e agente (Jorge Messi) e Joan Laporta, presidente do clube catalão. Havia, inclusive, a expectativa de que o craque estivesse em campo no amistoso contra a Juventus, válido pelo Troféu Joan Gamper, no domingo. 

Por outro lado, o jornal Marca, de Madri, informava justamente o contrário. A publicação da capital espanhola dizia que a negociação estava "longe de acabar". 

Messi havia voltado a Barcelona na tarde da última quarta-feira após período de férias em Miami e Ibiza depois da conquista da Copa América com a seleção argentina. Apesar disso, desde o último dia 30 de junho, o jogador já não possuía vínculo com o Barça. 

Veja o comunicado do Barcelona na íntegra: 

Apesar de ter chegado a um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi e com a clara intenção de ambas as partes de assinarem hoje um novo contrato, este não pode ser formalizado devido a obstáculos econômicos e estruturais (regulamento espanhol da LaLiga). 

Diante desta situação, Lionel Messi não continuará vinculado ao FC Barcelona. Ambas as partes lamentam profundamente que os desejos do jogador e do clube não possam ser finalmente atendidos. 

O Barça agradece de todo o coração ao jogador a sua contribuição para a valorização da instituição e deseja-lhe o melhor na sua vida pessoal e profissional. 

 

Foto: Reprodução Torcedores

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade]
Política

Prefeitura de Salvador oficializa lei que estabelece regras para reconhecimento facial na cidade

09 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / EBC

[Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime”]
Justiça

Oh Polêmico denuncia caso de racismo em salão de Salvador: “Não é exagero, é crime”

09 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor]
Esportes

“Chego com humildade e entrega”: Kike Oliveira é apresentado no Bahia e exalta a torcida tricolor

09 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho]
Esportes

Novo diretor do Vitória confirma sondagens no Fortaleza e comenta possível volta de Marinho

09 de Janeiro de 2026

Foto: Lucas Emanuel

[SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador]
Bahia

SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador

07 de Janeiro de 2026

O acidente ocorreu enquanto o trabalhador exercia suas atividades em um canteiro de obras na via.

[Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista]
Saúde

Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista

07 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação