Ataque do Bahia ganha destaque no início do brasileirão
09 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
O número é o suficiente para alçar o Esquadrão como melhor ataque da competição, junto com outros cinco clubes: Atlético Mineiro, Palmeiras, Athletico Paranaense, Fluminense e Grêmio.
O ataque do Bahia vive momento iluminado no início do Brasileirão. Em três jogos, o tricolor balançou as redes seis vezes. O número é o suficiente para alçar o Esquadrão como melhor ataque da competição, junto com outros cinco clubes: Atlético Mineiro, Palmeiras, Athletico Paranaense, Fluminense e Grêmio.
Na era dos pontos corridos, apenas uma vez o tricolor foi tão eficiente como em 2019. Na edição de 2017, o Bahia terminou a terceira rodada com sete gols. O número foi alavancado pela goleada por 6x2 aplicada sobre o Athletico-PR, logo na estreia.
Essa alta efetividade do Bahia tem uma explicação: as finalizações. De acordo com o FootStats, o time é o que mais chuta a gol no Campeonato Brasileiro. Ao todo, os comandados do técnico Roger Machado finalizaram 53 vezes na competição, sendo 33 delas dentro da área.
Os números poderiam ser ainda melhores. Com 270 minutos jogados até aqui, o ataque tricolor solta pelo menos uma bomba a cada cinco minutos, mas o índice de acertos é de apenas 43,4%, menos da metade. Só contra o Avaí, quando teve grande volume no primeiro tempo, o Bahia finalizou 20 vezes. Destas, 11 foram no alvo, aproveitamento superior a 50%. O ataque parou no goleiro Vladimir e não deixou o campo com um placar elástico.
Os principais responsáveis por colocar o Bahia como líder em finalizações são os atacantes Gilberto e Rogério. Cada um finalizou nove vezes até aqui. O camisa 90 leva a melhor na disputa, com quatro chutes certos e um gol.
Artilheiros do Bahia no Brasileirão com dois gols cada, Artur e Arthur Caíke aparecem na sequência, com sete finalizações cada. Artur, porém, tem sido mais eficaz. Foram seis chutes certos contra quatro do parceiro de ataque, aproveitamento de 85,7%.
Os gols do Bahia no Brasileirão têm uma característica comum. Dos seis tentos, apenas um foi marcado de fora da área, o de Rogério, por cobertura contra o Corinthians. A conta poderia ser maior se Moisés não tivesse parado na trave de Cássio.
A explicação para isso também está nas finalizações. Dos 53 chutes a gol do Bahia, 33 foram arrematados de dentro da área. Característica do jogo proposto por Roger Machado, que usa toques rápidos para chegar na cara do gol.
“O que posso falar é que bom que a gente está na cara do goleiro. Em alguns momentos, o goleiro faz milagre. [...] Que bom que estamos criando. Talvez a gente estivesse conversando aqui sobre a nossa incapacidade de chegar no goleiro. São pequenos ajustes”, explicou o técnico Roger Machado.
Comentários
Outras Notícias
TJ-BA cria comitê estadual para monitorar política antimanicomial na Justiça
15 de Dezembro de 2025Foto: Aline Gama / Bahia Notícias
Jason Collins revela câncer cerebral agressivo e busca tratamento com terapias inovadoras
15 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Baixa adesão à PrEP na Bahia expõe gargalos nos serviços e desconhecimento sobre risco de HIV
15 de Dezembro de 2025Foto: Ana Clara Pires / Bahia Notícias
Serviços avançam na Bahia entre setembro e outubro de 2025, aponta IBGE
15 de Dezembro de 2025Foto: Agência Brasil/Arquivo
Enel diz que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã
13 de Dezembro de 2025Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Candidatos negros do CNU precisam passar por etapa de confirmação
13 de Dezembro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023