O prefeito de Salvador e o vereador Luiz Carlos Suíca durante conciliação - FOTO Divulgação
Uma das maiores negociações da história da categoria de asseio e conservação foi realizada nesta sexta-feira (24) durante audiência no Tribunal Regional do Trabalho com a prefeitura de Salvador, o SindilimpBA e o vereador Luiz Carlos Suíca (PT), que intermediou todo o processo. Considerado um marco na luta dos profissionais, o edil petista não se furtou a dizer que “estamos fazendo história e mostrando, de forma concreta, a atuação do SindilimpBA e da articulação política do mandato. São 16 milhões para beneficiar 1.135 trabalhadores e trabalhadoras da categoria”.
Para Suíca, a valorização dos profissionais sempre foi um dos pilares do SindilimpBA e do seu mandato na Câmara de Vereadores de Salvador. O valor representa ações trabalhistas de gestões passadas, desde 2011. “Conseguimos um dos maiores acordos da história e vamos continuar acompanhando outros para que as negociações sejam aceleradas. Além disso, é preciso lembrar que estamos encabeçando outros processos, inclusive nacional”, aponta o vereador se referindo à luta travada por sindicatos do Brasil para a regulamentação de garis e margaridas.
De acordo com a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, a decisão é reconfortante para muitas famílias que esperavam por este dinheiro. Ela valoriza a Semana da Conciliação e diz que o sindicato continua na disputa diária com o patronato, sempre com diálogo e respeito. “Respeitamos a justiça e o tempo dela, em alguns casos são muito difíceis de evoluir, mas com a ajuda de Suíca muita coisa tem caminhado”, salienta Ana visivelmente emocionada. Ela ainda completa que a participação de conciliadores e do próprio prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), representa o reconhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras de asseio e conservação.
A coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello FOTO Divulgação