Edital de limpeza urbana é alvo de impugnação do SindilimpBA por participação de cooperativa em Valença
20 de Setembro de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
A coordenadora-geral do Sindilimp - Ana Angélica Rabello - FOTO Divulgação
A participação de cooperativa em edital de licitação para contratação da empresa de limpeza urbana em Valença teve pedido de impugnação pelo SindilimpBA em mais uma intervenção que pode causar inúmeros processos trabalhistas. Nesta quarta-feira (20), a direção do sindicato explicou o pedido e disse que “a contratação desses serviços pressupõe subordinação de seus colaboradores”.
“Já frisamos inúmeras vezes que esse tipo de contratação não condiz com as atividades dos cooperados, transparecendo verdadeira burla aos direitos trabalhistas, uma vez que o lucro não é direcionado aos cooperados, mas sim aos verdadeiros donos das cooperativas. Esperamos que a impugnação seja acolhida, sob pena de ter que manejar instrumentos judiciais para reverter essa decisão e assegurar o direito trabalhista de cada trabalhador de limpeza urbana”, sintetiza Ana Angélica, coordenadora-geral do SindilimpBA.
Ainda conforme a direção do sindicato, o pedido tenta preservar o direito dos trabalhadores de limpeza urbana. A impugnação do edital foi pedida após convocação de licitação, com quatro lotes distintos, para a limpeza urbana de Valença. “A impugnação é para proibição expressa de participação de cooperativas, que normalmente ingressam na licitação com um preço muito inferior aos praticados pelas empresas, uma vez que as cooperativas não pagam férias, décimo terceiro salário, FGTs e multas rescisórias”, completa Ana.
Comentários
Outras Notícias
MP-BA investiga denúncia sobre possível gestação por substituição comercial em maternidade de Salvador
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Salvador abre credenciamento de entidades para castração de cães e gatos em situação de rua
02 de Outubro de 2026Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Bombeiros da Bahia ampliam capacitação para atendimento humanizado em crises suicidas
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
MP-BA investiga possível oferta irregular de procedimentos estéticos invasivos em Itaberaba
02 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
Zanin manda investigar tentativa de manipular sistema do STF com comando para inteligência artificial
30 de Setembro de 2026Foto: Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil/Arquivo
Bahia firma contratos profissionais com dois destaques e líderes da equipe Sub-17
30 de Setembro de 2026Foto: Arquivo Pessoal
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023