Economia

Suíca e SindilimpBA pedem ao MPT investigação da Creta por contratar feristas sem assinatura da carteira de trabalho

24 de Março de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Suíca e SindilimpBA pedem ao MPT investigação da Creta por contratar feristas sem assinatura da carteira de trabalho]

As inúmeras denúncias de trabalhadores contratados pela empresa Creta geraram um pedido da direção do SindilimpBA de intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT) e a indignação do vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT).

Os terceirizados trabalham na condição de ‘feristas’, substituindo outros trabalhadores de forma provisória em diversas secretarias estaduais da Bahia, mas sem a devida contratação formal com assinatura de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Nesta sexta-feira (24), o sindicato informou que já acionou o órgão para que seja instaurado um inquérito civil para apurar os fatos e que seja firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ou gerada uma ação civil pública contra a empresa para frear a prática.

“Temos recebido diversas denúncias de trabalhadores contratados pela empresa na condição de ‘feristas’ em secretarias do governo estadual. Isso acontece sem a devida contratação formal. Estão ignorando a CTPS. E por essa razão, o SindilimpBA denunciou ao MPT para que isso seja revisto imediatamente para evitar esse tipo de insegurança no trabalho desses profissionais”, salienta a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello. Conforme as denúncias, os trabalhadores alegam que estão sem receber pagamento de ‘diárias’ ou através de pagamento único mensal, sem os devidos recolhimentos de FGTS, INSS e demais direitos trabalhistas garantidos por lei e pelas normas coletivas da categoria.

A situação deixou o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) indignado. Ele diz que “tal situação tem se mostrado frequente, o que indica provável fraude aos direitos trabalhistas, diante do provável intuito da empresa Creta em desvirtuar e impedir a aplicação dos preceitos previstos na CLT [Consolidação das Leis de Trabalho]”. O vereador ainda aponta que o caso precisa ser revisto com urgência para evitar causar mais prejuízos aos trabalhadores. “É urgente a atenção do MPT, até porque precisamos evitar mais danos para os trabalhadores. É uma condição difícil. Os profissionais ficam amedrontados com o que pode acontecer. Estamos na luta com essa pauta e vamos manter todos informados sobre o andamento da denúncia”, completa o vereador.

Comentários

Outras Notícias

[OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo]
Saúde

OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo

17 de Novembro de 2025

Foto: OMS/ONU

[Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos]
Saúde

Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos

17 de Novembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia]
Esportes

Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia

17 de Novembro de 2025

Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade

[Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê]
Fofoca

Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê

17 de Novembro de 2025

Foto: Instagram

[Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano]
Economia

Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano

16 de Novembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

[STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista]
Política

STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista

16 de Novembro de 2025

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil