Suíca e SindilimpBA pedem ao MPT investigação da Creta por contratar feristas sem assinatura da carteira de trabalho
24 de Março de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
As inúmeras denúncias de trabalhadores contratados pela empresa Creta geraram um pedido da direção do SindilimpBA de intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT) e a indignação do vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT).
Os terceirizados trabalham na condição de ‘feristas’, substituindo outros trabalhadores de forma provisória em diversas secretarias estaduais da Bahia, mas sem a devida contratação formal com assinatura de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Nesta sexta-feira (24), o sindicato informou que já acionou o órgão para que seja instaurado um inquérito civil para apurar os fatos e que seja firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) ou gerada uma ação civil pública contra a empresa para frear a prática.
“Temos recebido diversas denúncias de trabalhadores contratados pela empresa na condição de ‘feristas’ em secretarias do governo estadual. Isso acontece sem a devida contratação formal. Estão ignorando a CTPS. E por essa razão, o SindilimpBA denunciou ao MPT para que isso seja revisto imediatamente para evitar esse tipo de insegurança no trabalho desses profissionais”, salienta a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello. Conforme as denúncias, os trabalhadores alegam que estão sem receber pagamento de ‘diárias’ ou através de pagamento único mensal, sem os devidos recolhimentos de FGTS, INSS e demais direitos trabalhistas garantidos por lei e pelas normas coletivas da categoria.
A situação deixou o vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) indignado. Ele diz que “tal situação tem se mostrado frequente, o que indica provável fraude aos direitos trabalhistas, diante do provável intuito da empresa Creta em desvirtuar e impedir a aplicação dos preceitos previstos na CLT [Consolidação das Leis de Trabalho]”. O vereador ainda aponta que o caso precisa ser revisto com urgência para evitar causar mais prejuízos aos trabalhadores. “É urgente a atenção do MPT, até porque precisamos evitar mais danos para os trabalhadores. É uma condição difícil. Os profissionais ficam amedrontados com o que pode acontecer. Estamos na luta com essa pauta e vamos manter todos informados sobre o andamento da denúncia”, completa o vereador.
Comentários
Outras Notícias
Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta
30 de Maio de 2026Petista lembra e agradece ao secretário Bruno Monteiro por destravar a pauta.
Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV; "Milicianos são caridosos?"
30 de Maio de 2026Pré candidato enfatiza sobre polêmica sobre a definição do PCC e CV como grupos terroristas por parte do governo norte-americano.
Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026
29 de Maio de 2026Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei
Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador
29 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia
29 de Maio de 2026Foto: Reprodução / Agersa
Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026
29 de Maio de 2026Foto: Jefferson Peixoto / PMS
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023