Economia

Sem PEC, governo deve prorrogar auxílio emergencial

28 de Outubro de 2021 - A tarde
[Sem PEC, governo deve prorrogar auxílio emergencial]

Com a resistência de parte dos deputados em relação à PEC dos Precatórios, na Câmara, o governo admite a possibilidade de prorrogar o auxílio emergencial, cuja última parcela foi paga neste mês de outubro

A aprovação da PEC abre espaço no Orçamento para aumentar o valor do Auxílio Brasil.

Informações da CNN Brasil, afirmam que ministros do governo já indicaram a líderes que o governo considera nova decretação do estado de calamidade pública em razão da pandemia da Covid-19, abrindo, assim, espaço para que o governo possa gastar além do teto de gastos.

“O governo está determinado em amparar os mais necessitados. Custe o que custar”, disse o ministro da Cidadania, João Roma, à CNN na manhã desta quinta-feira, 28, sem dar detalhes sobre a solução debatida.
Segundo relatos, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, trataram do tema com os líderes partidários da Câmara nesta quarta (27). A saída é apontada como única solução caso a PEC dos Precatórios não avance no Legislativo.

Embora a ideia tenha aderência entre deputados e senadores, integrantes do governo já preparam um discurso para justificar a medida: o de que, como o Congresso não deu aval à PEC, o presidente Jair Bolsonaro não tem alternativa a não ser prorrogar o auxílio para atender à camada da população que não tem de onde tirar dinheiro.

Comentários

Outras Notícias