Economia

Bruno Reis reconhece tarifa elevada nos ônibus e cobra auxílio do Governo Federal

05 de Outubro de 2021 - A tarde
[Bruno Reis reconhece tarifa elevada nos ônibus e cobra auxílio do Governo Federal]

A prefeitura de Salvador apresentou na manhã desta terça-feira, 5, 70 novos ônibus com ar-condicionado para a renovação da frota de transporte na capital

Ainda são esperados novos veículos que, somados, chegarão ao total de 169 novos coletivos entregues somente no mês de outubro. 

De acordo com a Prefeitura, desse total, 40 ônibus serão operados pela empresa OTTrans e os outros 30 pela Plataforma. Os veículos atenderão, principalmente, a região da orla da capital baiana, que anteriormente era uma área com serviço fornecido pela CSN, empresa que entrou em crise e pôs fim a sua operação na capital baiana.

"Precisávamos oferecer aos moradores dessa área da cidade que foram os mais penalizados pela crise da CSN a renovação da frota. Hoje, estamos entregando 70 veículos de um total de 169 que chegarão todos no mês de outubro, todos com ar-condicionado. Isso irá corresponder a 10% da nossa frota de ônibus. Somado ao que já tínhamos, vamos chegar a 37% da nossa frota com ônibus com ar-condicionado", disse o prefeito Bruno Reis em entrevista no Centro de Convenções de Salvador.

Bruno Reis ainda reconheceu a má qualidade do transporte público de Salvador, mas alegou que a "tarifa elevada" não é suficiente para manter a operação. "Salvador nunca tinha colocado um real no transporte público. Hoje, a tarifa não remunera mais o sistema. O usuário paga uma tarifa elevada de R$ 4,40, por um sistema que não é de boa qualidade, e isso é reconhecido. Porém, esse valor não mantém o sistema de pé. É uma operação mais cara do que o metrô. As prefeituras não tem condição de assumir essa conta", ressaltou.

Bruno ainda revelou que em 2021, prefeitos se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia Paulo Guedes e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas "para cobrar um socorro no desequilíbrio da pandemia". De acordo com o prefeito, não houve reduções de impostos que impedissem o aumento do custeio do sistema. Para ele, o governo federal deveria auxiliar as cidades.

"A prefeitura de Salvador sem ter condições de subsidiar o transporte público, gastou em 2020 e 2021, R$ 206 milhões. Dava para construir dois centros de convenções, ou mais dois novos hospitais. Em vários países, o governo dá um estímulo ao transporte público e aqui no Brasil, infelizmente, não temos essa cultura", cobrou o gestor.

 

Foto: Bruno Concha/Secom

Comentários

Outras Notícias

[Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta]
Cultura

Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta

30 de Maio de 2026

Petista lembra e agradece ao secretário Bruno Monteiro por destravar a pauta.

[Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV;
Política

Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV; "Milicianos são caridosos?"

30 de Maio de 2026

Pré candidato enfatiza sobre polêmica sobre a definição do PCC e CV como grupos terroristas por parte do governo norte-americano.

[Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026 ]
Bahia

Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026

29 de Maio de 2026

Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei

[Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador]
Bahia

Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador

29 de Maio de 2026

Foto: Divulgação

[Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia]
Bahia

Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia

29 de Maio de 2026

Foto: Reprodução / Agersa

[Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026]
Saúde

Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026

29 de Maio de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / PMS