Suíca quer saber critérios para definir bairros onde pacientes com covid moram e ataca racismo institucional
10 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
Suíca aponta que é favorável às medidas de restrição adotadas pelo prefeito em determinados bairros da cidade
Preocupado com o racismo institucional e com os critérios estabelecidos pelos governos estadual e municipal para definir restrições e de como os pacientes são enquadrados nos índices por bairros em Salvador, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) formalizou solicitação de informações às autoridades nesta segunda-feira (10). Suíca aponta que as comunidades de Pernambués e Nordeste de Amaralina, por exemplo, descrevem as dificuldades em obterem informações sobre os critérios utilizados pela prefeitura e pelo governo estadual para definição do bairro onde o paciente infectado reside, em especial os casos identificados por telefone.
“Vejo com desconfiança tais medidas restritivas serem adotadas com maior frequência em bairros de Salvador onde a maioria dos seus moradores são negros e negras. Sabemos que vivemos sobre a égide do racismo institucional e das formas veladas de discriminação. Por isso, quero saber quais os critérios utilizados para definir qual bairro reside o paciente contaminado pelo coronavírus, para que não paire a desconfiança de que se trata de racismo institucional”, salienta Suíca.
O vereador petista diz que tem respeito e admiração pela atuação que ambos os gestores estão fazendo, Rui Costa (governador, PT) e ACM Neto (prefeito, DEM), para conter o avanço da covid-19, “mas que é preciso estabelecer e transparecer os critérios. Pernambués estourou de casos no final de julho e início de agosto, mas vejo a preocupação da população com os cuidados”. Suíca aponta que é favorável às medidas de restrição adotadas pelo prefeito em determinados bairros da cidade.
“Me causa estranheza e preocupação, no entanto, que bairros como Pernambués e Nordeste de Amaralina vêm sendo apontados como recordistas do número de pessoas infectadas. Mesmo com essas localidades aplicando um rigoroso esforço em conscientizar os moradores sobre os riscos da doença”. Suíca completa que as comunidades realizam campanhas sobre desinfecção, distribuição de máscaras e produtos de limpeza, dentre outras ações preventivas. “Motivos que me levam a acreditar que tem havido uma importante mobilização da população no combate ao avanço da doença”, finaliza o edil.
Comentários
Outras Notícias
OPAS/OMS confirma que Brasil permanece livre da circulação endêmica do sarampo
17 de Novembro de 2025Foto: OMS/ONU
Anvisa suspende glitters decorativos usados em confeitaria por conter materiais plásticos
17 de Novembro de 2025Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Baiano de 79 anos supera 1 hora de prancha e vira motivação na academia
17 de Novembro de 2025Foto: Kaio Vinícius / Acorda Cidade
Lore Improta compartilha suspeita sobre o sexo do segundo bebê
17 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano
16 de Novembro de 2025Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista
16 de Novembro de 2025Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023