Economia

Mensalidades escolares mais que dobraram em 10 anos

06 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Mensalidades escolares mais que dobraram em 10 anos]

As mensalidades escolares tiveram variação de 104,29% nos últimos 10 anos

De acordo com uma análise do Índice de Custo de Vida do Dieese feita pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon de São Paulo, o curso que apresentou a maior variação foi o primeiro ano do curso fundamental (138,72%), seguido do curso maternal (136,39%).
O curso universitário, cuja mensalidade aumentou 72,19%, foi o que menos variou nesse período. Os cursos preparatórios para o vestibular tiveram variação de 91,20%.
Segundo o Procon-SP, é importante o consumidor conhecer seus direitos no momento da contratação. “Ao renovar, ou efetivar a matrícula, pais, responsáveis ou alunos devem analisar com atenção o contrato a ser assinado. O contrato de prestação de serviços educacionais deve observar o Código de Defesa do Consumidor e outras legislações, com destaque para a Lei 9.870 de 23/11/1999, que dispõe sobre o valor total das anuidades escolares”, diz,em nota, o Procon-SP.
De acordo com o Procon-SP, o valor da anuidade ou semestralidade (cobrado do contratante pela instituição) pode ser dividido em 12 ou seis parcelas mensais e iguais no ato da matrícula ou da renovação. A instituição pode apresentar outro plano de pagamento, desde que o total; outro plano de pagamento pode ser apresentado, mas o valor da soma das parcelas não pode ultrapassar o valor total, nem conter juros ou cobrança de outras taxas. 
Os valores deverão ter como base a parcela da última mensalidade fixada no ano ou semestre anterior, multiplicada pelo número de parcelas do período letivo que irá se iniciar. Sobre o valor-base, pode haver um reajuste que a escola calcula levando em conta o aumento de despesas com funcionários, despesas gerais e administrativas, e investimentos em atividades pedagógicas.
O valor da taxa de matrícula está inserido no valor total do contrato, ou seja, corresponde a uma mensalidade. Pode haver cobrança de taxa de reserva de vaga, mas o valor deverá ser abatido quando da efetivação da matrícula.

Comentários

Outras Notícias

[SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador]
Bahia

SindilimpBA manifesta apoio a agente de limpeza urbana vítima de atropelamento em Salvador

07 de Janeiro de 2026

O acidente ocorreu enquanto o trabalhador exercia suas atividades em um canteiro de obras na via.

[Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista]
Saúde

Calor intenso eleva riscos durante exercícios físicos, alerta especialista

07 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Sesab descarta novos casos confirmados de metanol e apura três suspeitas no estado]
Bahia

Sesab descarta novos casos confirmados de metanol e apura três suspeitas no estado

07 de Janeiro de 2026

Foto: Conselho Federal de Química / Divulgação

[Ludmilla confirma o “Fervo da Lud” no Carnaval de Salvador 2026]
Bahia

Ludmilla confirma o “Fervo da Lud” no Carnaval de Salvador 2026

07 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / Steffania Lima

[Pituaçu volta a receber partidas do Baianão a partir da 2ª rodada]
Esportes

Pituaçu volta a receber partidas do Baianão a partir da 2ª rodada

07 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação / EC Bahia

[Deportações de brasileiros dos EUA quase dobram em 2025 e atingem maior número da série]
Brasil

Deportações de brasileiros dos EUA quase dobram em 2025 e atingem maior número da série

06 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação