Economia

Varejo baiano cresce 1,2% em maio

11 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora
[Varejo baiano cresce 1,2% em maio]

As vendas do varejo na Bahia cresceram 1,2% no mês de maio, em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais.

Os dados foram divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o segundo resultado positivo consecutivo nessa comparação: de março para abril as vendas tinham avançado 0,9% no estado. Além disso, o setor registra o melhor desempenho para um mês de maio desde 2014, quando as vendas haviam crescido 5,7% nesse confronto.
O resultado da Bahia foi melhor do que a média nacional (-0,1%) e acompanhou o desempenho positivo de 16 dos 27 estados. Na comparação com maio de 2018, os resultados do varejo baiano também foram positivos e mostraram um quadro semelhante ao da comparação com abril. As vendas cresceram (5,2%) pelo segundo mês consecutivo, bem acima da média nacional (1,0%) e mostrando o melhor desempenho no estado desde maio de 2014 (quando o avanço havia sido de 8,3%).
Com os resultados de maio, as vendas do varejo baiano acumulam alta de 1,6% no ano de 2019, frente ao mesmo período de 2018, descolando-se da média nacional (0,7%). Nos 12 meses encerrados em maio, o comércio na Bahia também mantém variação positiva (0,8%), embora esteja abaixo da média nacional (1,3%).
A alta do setor se deve a um crescimento no volume de vendas em seis das oito atividades do varejo restrito (que exclui os segmentos de automóveis e materiais de construção), frente ao mesmo mês de 2018. Os segmentos de combustíveis (15,7%) e supermercados (2,7%) foram as principais influências positivas.
Houve recuos apenas nos segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-50,1%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-19,9%), que vêm em quedas seguidas desde julho de 2018 e desde novembro de 2018, respectivamente.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta]
Cultura

Suíca e Apolinário avisam que Praça do Reggae em Salvador será reconstruída após anos de luta

30 de Maio de 2026

Petista lembra e agradece ao secretário Bruno Monteiro por destravar a pauta.

[Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV;
Política

Petista escancara farsa bolsonarista sobre PCC e CV; "Milicianos são caridosos?"

30 de Maio de 2026

Pré candidato enfatiza sobre polêmica sobre a definição do PCC e CV como grupos terroristas por parte do governo norte-americano.

[Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026 ]
Bahia

Música baiana ganha destaque entre os indicados ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira 2026

29 de Maio de 2026

Fotos: Reprodução/Instagram/Margareth Menezes/Daniela Mercury | Rafa Mattei

[Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador]
Bahia

Humberto Gessinger encerra turnê ‘Acústicos Engenheiros do Hawaii’ com show em Salvador

29 de Maio de 2026

Foto: Divulgação

[Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia]
Bahia

Pesquisa identifica cocaína, fentanil e outras substâncias em esgoto da Bahia

29 de Maio de 2026

Foto: Reprodução / Agersa

[Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026]
Saúde

Salvador amplia ações contra arboviroses após crescimento de casos em 2026

29 de Maio de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / PMS