Economia

Injeção na economia: Governo estuda liberar saques em contas ativas do FGTS, diz Guedes

30 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
[Injeção na economia: Governo estuda liberar saques em contas ativas do FGTS, diz Guedes]

O governo cogita a liberação dos saques em contas ativas ante o esgotamento dos recursos disponíveis nas contas inativas

O governo estuda liberar saques de contas ativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), numa medida similar à implementada pelo governo Michel Temer no caso de contas inativas. A informação foi confirmada hoje (30) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

O objetivo é o mesmo: injetar recursos capazes de alavancar a volta do crescimento. A medida, entretanto, ainda segue em estudo, e só deve ser implementada após a eventual aprovação da reforma da Previdência. “Nós temos que começar pelas coisas mais importantes”, disse Guedes.

“As coisas devem se acelerar nas próximas três ou quatro semanas”, disse o ministro, em referência à tramitação da reforma da Previdência no Congresso

 Ao citar medidas de estímulo ao crescimento que devem ser anunciadas após a aprovação da nova Previdência, Guedes mencionou a nova rodada de liberação dos saques nas contas do FGTS. “Inativas e ativas. Ativas também”, afirmou ele, sem dar mais detalhes sobre a medida.

O governo cogita a liberação dos saques em contas ativas ante o esgotamento dos recursos disponíveis nas contas inativas, que já tiveram o saque liberado pelo governo Temer. Guedes ressalvou, porém, que a medida segue em estudo, e que ainda “não foi batido o martelo”.

Hoje, o saque nas contas ativas do FGTS só é permitido em situações específicas, como no caso do trabalhador ser demitido sem justa causa ou se for para utilizar os recursos na aquisição de casa própria.

O ministro comentou nesta quinta-feira (30) o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, que teve uma retração de 0,2% de acordo com os dados divulgados nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o resultado já era esperado.

Comentários

Outras Notícias

[Ex-funcionários cobram verbas rescisórias de empresas de limpeza em Luís Eduardo Magalhães]
Bahia

Ex-funcionários cobram verbas rescisórias de empresas de limpeza em Luís Eduardo Magalhães

11 de Agosto de 2025

“A manifestação serve como alerta para a importância da fiscalização e cumprimento das obrigações trabalhistas por parte de empresas contratadas para prestar serviços públicos essenciais”, garante a sindicalista Ana Angélica.

[Thais Carla fala sobre críticas após perder 52 kg: “Continuo acreditando no body positive”]
Fofoca

Thais Carla fala sobre críticas após perder 52 kg: “Continuo acreditando no body positive”

11 de Agosto de 2025

Foto: Instagram

[17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula]
Política

17 de fevereiro agora é Dia Nacional da Axé Music, sanciona Lula

11 de Agosto de 2025

Foto: Tatiane Azeviche/Setur

[Pediatras pedem ampliação da licença-paternidade para até 1 mês no Brasil]
Saúde

Pediatras pedem ampliação da licença-paternidade para até 1 mês no Brasil

11 de Agosto de 2025

Foto: Sayonara Moreno/Agência Brasil

[Jovem cantor de Salvador estreia álbum com single “100% Seu Amor”]
Bahia

Jovem cantor de Salvador estreia álbum com single “100% Seu Amor”

11 de Agosto de 2025

Foto: Produção

[Deputada acusada de agredir Nikolas não entra em lista de denunciados]
Política

Deputada acusada de agredir Nikolas não entra em lista de denunciados

10 de Agosto de 2025

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados