Economia

Banco Mundial alerta para aumento da pobreza no Brasil

05 de Abril de 2019 - Redação Pernambués agora
[Banco Mundial alerta para aumento da pobreza no Brasil]

Relatório do Banco Mundial divulgado nesta quinta-feira (4) afirma que a pobreza aumentou no Brasil entre 2014 e 2017, atingindo 21% da população (43,5 milhões de pessoas)

O documento intitulado Efeitos dos ciclos econômicos nos indicadores sociais da América Latina: quando os sonhos encontram a realidade demonstra que o aumento da pobreza no período foi de 3%, ou seja, um número adicional de 7,3 milhões de brasileiros passou a viver com até US$ 5,50 por dia.
No ano de 2014, o total de brasileiros que viviam na pobreza era de 36,2 milhões (17,9%). O quadro negativo teve início com a forte recessão que o país atravessou a partir do segundo semestre daquele ano, que durou até o fim de 2016.
Para a região da América Latina e Caribe, o crescimento deve ser menor do que o do Brasil. As estimativas iniciais eram de 1,7%, mas, no mais recente relatório, elas despencaram para 0,9%, puxadas pelo péssimo desempenho da Venezuela. O crescimento da América do Sul também deverá sentir os efeitos da crise venezuelana, ficando em apenas 0,4%.
O relatório destaca as incertezas quanto à reforma da Previdência, afirmando que sua aprovação "depende da formação de coalizões", uma vez que o partido governista não tem maioria no Congresso. A instituição elogia o Brasil por buscar um programa "ambicioso" de reformas, mas afirma que o país é o caso mais preocupante na região depois da Venezuela.
O Brasil deverá ter um déficit fiscal de 6,9% do PIB em 2019 e um déficit primário de 1,2% do PIB. A dívida pública deve corresponder a 80% do PIB.
O Banco Mundial afirma que a América latina e Caribe é a região com os indicadores mais voláteis em todo o mundo por ser exposta a fatores externos (como preços das commodities e liquidez internacional) e instabilidades institucionais e políticas.
O Banco Mundial analisou três indicadores: taxa de desemprego, pobreza e necessidades básicas insatisfeitas (habitação, educação e saneamento).

Comentários

Outras Notícias

[Filmes brasileiros premiados no exterior começam a estrear nos cinemas nacionais]
Brasil

Filmes brasileiros premiados no exterior começam a estrear nos cinemas nacionais

29 de Julho de 2026

Foto: Divulgação/Jamille Queiroz

[Após elogiar Projeto Dominguinho, Matheus Cunha ganha presente especial de João Gomes]
Fofoca

Após elogiar Projeto Dominguinho, Matheus Cunha ganha presente especial de João Gomes

29 de Julho de 2026

Foto: Reprodução/Instagram/@dominguinho

[Salvador abre inscrições para cursos gratuitos de mecânica e refrigeração voltados para mulheres]
Bahia

Salvador abre inscrições para cursos gratuitos de mecânica e refrigeração voltados para mulheres

29 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Magnific

[Pesquisa aponta que brasileiros com mais de 60 anos lideram interesse pelas eleições]
Política

Pesquisa aponta que brasileiros com mais de 60 anos lideram interesse pelas eleições

29 de Julho de 2026

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

[Fifa divulga seleção ideal da Copa com Vozinha e sem jogadores brasileiros]
Esportes

Fifa divulga seleção ideal da Copa com Vozinha e sem jogadores brasileiros

28 de Julho de 2026

Foto: Reprodução/Redes sociais

[Petição argentina pede anulação da final da Copa e reúne mais de 67 mil assinaturas]
Esportes

Petição argentina pede anulação da final da Copa e reúne mais de 67 mil assinaturas

28 de Julho de 2026

Fotos: Fifa | Hector Vivas/Fifa