Trabalhadores da Uneb denunciam calotes de empresas e cobram solução da reitoria durante evento em Salvador
13 de Julho de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
Evento de lançamento do Selo Lilás em Salvador
FOTO: Feijão Almeida-GOVBA
Com a frase 'Pode isso, Uneb', os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) denunciaram calotes de empresas contratadas pela reitoria da unidade de ensino. Nesta quinta-feira (13), a denúncia chegou até a direção do SindilimpBA, que pediu explicação urgente para o impasse. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, Ana Angélica Rabello, a situação envolve atrasos salariais e negligência. Ela diz que durante agenda do lançamento do Selo Lilás com políticas públicas voltadas para as mulheres, em Salvador, as trabalhadoras não foram citadas por nenhuma autoridade presente.
“São essas mulheres em situação de vulnerabilidade que estão com seus salários corriqueiramente atrasados pelas empresas caloteiras. Consideremos uma denúncia grave pelo simples fato de serem salários. É óbvio que os trabalhadores e trabalhadoras sentem um impacto enorme. Suas contas ficam atrasadas, passam a dever e a pedir empréstimos. Então é uma situação muito delicada. Precisamos olhar mais para os profissionais, independente da área de trabalho. E esse caso não poderia ser debatido em melhor momento, na presença da ministra e do governador, que tenho certeza que ambos não sabem o que está acontecendo”, sintetiza Ana Angélica.
Nesta quinta (13), o campus da Uneb, em Salvador, recebeu o governador Jerônimo Rodrigues e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para o lançamento do Selo Lilás, no auditório do Cabula. Um grupo de trabalhadores e trabalhadoras organizaram uma ação a fim de expor a situação para a classe acadêmica, autoridades e sociedade. As profissionais acharam “hipocrisia” lançar um ‘selo’ que incentiva empresas baianas a adotar políticas efetivas de igualdade de gênero e atuarem na defesa das mulheres na Uneb, justamente onde os salários estão atrasados. “Nós que sofremos cotidianamente tendo que vir trabalhar sem nosso salário no bolso”, completa o grupo de trabalhadoras terceirizadas.
Comentários
Outras Notícias
MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina
03 de Julho de 2026Foto: Divulgação / Prefeitura
Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS
03 de Julho de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco
03 de Julho de 2026Foto: Instagram
SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel
03 de Julho de 2026Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT
SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020
03 de Julho de 2026Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |
Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado
02 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023