Denúncia

Falta de planejamento e desorganização prejudica mobilidade em via principal do Engenho Velho da Federação

26 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Falta de planejamento e desorganização prejudica mobilidade em via principal do Engenho Velho da Federação]

Além da mobilidade, população reclama do transporte público

Por Evilasio Sacramento

O crescimento desordenado e a ocupação sem planejamento vêm causando grandes transtornos em bairros de Salvador. Os moradores do Engenho Velho da Federação reclamam do enorme problema de mobilidade que atinge a rua principal- Apolinário Santana, via de mão dupla que liga o bairro a outras duas vias importantes, a Avenida Cardeal da Silva e a Avenida Vasco da Gama. 
Em um lado da via, é permitido estacionar, porém, segundo os moradores, sobra pouco espaço para os carros e os ônibus transitarem nos dois sentidos, visto que, logo no final de linha, os ônibus também não tem onde estacionar e, por isso, o congestionamento é grande. 
“Não tem condições nenhuma de ter grandes quantidades de veículos na rua, mesmo que seja em um lado só da via. Tem pessoas que chegam no trabalho atrasado, perdendo aula, perdendo consulta porque fica travado mais de uma hora no engarrafamento”, disse o morador Edmilson Sales. 
Transporte
A comunidade do bairro que abriga um dos principais terreiros de candomblé jeje da cidade, o “Bogum”, também reclama do transporte. De acordo com informações dos residentes, existem poucas linhas. A linha Estação Pirajá é a única que passa com frequência. Já as linhas Nazaré e São Caetano tiveram frotas reduzidas e, nos finais de semana, apenas dois carros fazem o itinerário até o Engenho Velho. 
Edmilson, líder comunitário, solicita que a TRANSALVADOR faça uma ação no bairro, sinalizando mais a via. Para amenizar o engarrafamento, ele sugere que seja discutida, junto à população, a questão do estacionamento da via e o horário de carga e descarga e que, junto a SEMOB (Secretaria de Mobilidade), estude um possível aumento dos itinerários do bairro.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato]
Economia

Terceirizados da Creta na Uesb recebem seus benefícios atrasados após intervenção de sindicato

19 de Agosto de 2026

Profissionais voltam a trabalhar na Uesb após paralisação, mas ainda tem grupo sem receber salário | FOTO: Divulgação |

[Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas]
Política

Centrais sindicais unem forças em defesa de pautas trabalhistas e destacam luta de Suíca pela aprovação do PL dos garis e margaridas

19 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação

[Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow]
Fofoca

Blogueirinha volta à TV com programa semanal e ao vivo no Multishow

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/Instagram @blogueirinha

[Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026]
Fofoca

Do reality às urnas: veja quais ex-BBBs disputam as eleições de 2026

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/TV Globo

[Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil]
Saúde

Anvisa autoriza primeiro medicamento genérico à base de semaglutida no Brasil

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução

[Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978]
Saúde

Brasil alcança menor número de casos de malária desde 1978

19 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução