Brasil

Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026

28 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026]

Foto: José Cruz / EBC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (27) o decreto que oficializa a implantação da TV 3.0 no Brasil. O governo anunciou que a novidade será implementada até junho de 2026, em tempo para a Copa do Mundo.
Segundo o Ministério das Comunicações, a tecnologia representa uma revolução para a TV aberta gratuita, trazendo imagens em 4K e 8K, som de alta qualidade, interatividade e integração direta com a internet. O ministro das Comunicações, Frederico Siqueira Filho, classificou o momento como “histórico para a radiodifusão brasileira”.
A implantação será gradual: a fase de testes deve terminar em 2025 e as primeiras transmissões acontecem em 2026, começando pelas grandes capitais. O prazo para cobertura nacional pode chegar a 15 anos.
O projeto recebeu R$ 7,5 milhões em investimentos e também prevê avanços em acessibilidade, como legendas configuráveis, audiodescrição e intérprete de Libras em tempo real. O sistema escolhido é o ATSC 3.0, considerado um dos mais avançados do mundo.

Comentários

Outras Notícias

[Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão]
Bahia

Trabalhadores de limpeza urbana param as atividades nesta sexta para cobrar reconhecimento da profissão

14 de Maio de 2026

A direção do SindilimpBA tem realizado assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras para tratar da regulamentação dos garis e margaridas.

[Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs]
Bahia

Bahia aparece entre os estados com mais multas por descumprimento da Lei de Cotas para PCDs

14 de Maio de 2026

Foto: Agência Brasil / Arquivo

[Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física]
Esportes

Ancelotti mantém Thiago Silva no radar da Seleção e condiciona Neymar à parte física

14 de Maio de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1]
Política

Hugo Motta avança em acordo com Lula para votação do fim da escala 6x1

14 de Maio de 2026

Foto: José Cruz/Agência Brasil

[Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador]
Bahia

Bruno Reis pede diálogo entre rodoviários e empresários para evitar greve em Salvador

14 de Maio de 2026

Foto: Bruno Concha

[Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce]
Bahia

Léo Santana e Lore Improta acompanham obras de novos leitos de UTI nas Obras Irmã Dulce

13 de Maio de 2026

Foto: Reprodução/Instagram loreimprota