Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA
01 de Julho de 2025 - Agência Brasil![Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA [Brasil tem 241 barragens com riscos de segurança, aponta ANA]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237859/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Minas Gerais
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou nesta terça-feira (1º) a edição de 2024-2025 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, mapeou 241 barragens com prioridade da gestão de risco, já que os responsáveis por esses empreendimentos, segundo a análise, não cumpriram todos os requisitos de segurança exigidos na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
"Em caso de acidente com essas estruturas, há risco a pessoas ou a equipamentos importantes, que podem comprometer o fornecimento de serviços essenciais. Essas barragens que necessitam de maior atenção estão em 24 unidades da Federação e não foi apresentado levantamento de barragens prioritárias na Paraíba, Paraná e Roraima", informou a ANA. A maior parte dessas barragens (96) prioritárias pertencem a empresas privadas, seguida de empreendedores públicos (39) e sociedades empresariais de economia mista (10). Outras 94 barragens não possuem informação sobre os responsáveis. As principais finalidades dessas barragens são regularização de vazão (23,7%), disposição de rejeitos de mineração (21,2%), irrigação (16,6%), abastecimento humano de água (12,9%), aquicultura (7,1%), entre outros.
Ao todo, cerca de 28 mil barragens estão cadastradas no Sistema Nacional sobre Segurança de Barragens, sendo 97% para acumulação de água e uso preponderante para serviços de irrigação (36%). O número representa um crescimento de 8,2% do total de cadastros de barragens em um ano. Desse total, 6.202 barragens (22%) foram enquadradas nas características estabelecidas no âmbito da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
As barragens que se enquadram na PNSB (Lei nº 12.334/2010), segundo a ANA, são aquelas que possuem pelo menos uma das seguintes características: capacidade total maior que 3 milhões de metros cúbicos, reservatório que contenha resíduos perigosos, Dano Potencial Associado (DPA) médio ou alto - que envolve riscos de perdas humanas - ou altura do maciço (parede) da barragem maior que 15 metros.
Mais da metade das barragens cadastradas (14.878) tem seu enquadramento à PNSB indefinido. Essa falta de informação, aponta o relatório, "dificulta a fiscalização pelo Poder Público sobre as exigências quanto à gestão da segurança determinadas pela Política Nacional de Segurança de Barragens". Outras 7.005 (25%) não estão enquadradas na PNSB.
Comentários
Outras Notícias
![Festival da Primavera celebra Raul Seixas com tributo no Rio Vermelho [Festival da Primavera celebra Raul Seixas com tributo no Rio Vermelho]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238113/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Festival da Primavera celebra Raul Seixas com tributo no Rio Vermelho
19 de Setembro de 2025Foto: Ariel Severino/Divulgação
![Hacker que ameaçou youtuber Felca é preso em operação da Polícia Civil no RS [Hacker que ameaçou youtuber Felca é preso em operação da Polícia Civil no RS]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238112/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Hacker que ameaçou youtuber Felca é preso em operação da Polícia Civil no RS
19 de Setembro de 2025Foto: YouTube
![SBT projeta expansão no esporte e pode disputar Libertadores e Copa do Brasil em 2027 [SBT projeta expansão no esporte e pode disputar Libertadores e Copa do Brasil em 2027]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238111/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
SBT projeta expansão no esporte e pode disputar Libertadores e Copa do Brasil em 2027
19 de Setembro de 2025Foto: Alexandre Vidal/Flamengo | Divulgação/SBT | Divulgação/Flamengo
![Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia [Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238110/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia
19 de Setembro de 2025Foto: Divulgação Agência Brasília
![Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia [Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238109/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Mutirão de especialistas na Bahia garante mais de 3,6 mil atendimentos em um único dia
18 de Setembro de 2025Foto: Divulgação / Ministério da Saúde
![Medicamentos contra anemia aprovados em 2023 ainda não chegaram à rede pública [Medicamentos contra anemia aprovados em 2023 ainda não chegaram à rede pública]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238108/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Medicamentos contra anemia aprovados em 2023 ainda não chegaram à rede pública
18 de Setembro de 2025Foto: Divulgação / Ministério da Saúde
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023