Brasil

Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições

05 de Maio de 2025 - Redação Pernambués agora
[Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições]

Foto: Lula Marques / EBC

O Brasil teve um desempenho expressivo no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa divulgado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), subindo 47 colocações em relação à classificação anterior. Em 2025, o país ocupa a 63ª posição, evidenciando uma melhora significativa no cenário do jornalismo nacional, que, segundo os especialistas, vive um ambiente menos hostil.
De acordo com a RSF, liberdade de imprensa é entendida como a capacidade real de jornalistas produzirem e divulgarem informações de interesse público sem interferências externas e com segurança física e mental assegurada.
Apesar da melhora brasileira, o panorama global não é animador: 60% dos países registraram queda no índice. Pela primeira vez, metade do mundo está em uma situação considerada “ruim” para o jornalismo, e apenas um quarto dos países apresenta condições “satisfatórias”.
A média mundial de pontuação ficou abaixo de 55 pontos, classificada como uma realidade "difícil". O índice avalia 180 países com base em cinco pilares: político, social, econômico, jurídico e segurança. Em 2025, o critério econômico foi o mais determinante, com destaque para a concentração da mídia, pressões financeiras e ausência de transparência em incentivos públicos.
Anne Bocandé, diretora editorial da RSF, reforça: “Sem independência econômica, não há imprensa livre. Meios enfraquecidos se tornam vulneráveis à busca por audiência a qualquer custo ou à manipulação por agentes públicos e privados.”

Comentários

Outras Notícias

[Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública]
Saúde

Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública

06 de Novembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Federação Bahiana explica mudanças no Baianão 2025 e destaca “competitividade” do torneio]
Esportes

Federação Bahiana explica mudanças no Baianão 2025 e destaca “competitividade” do torneio

06 de Novembro de 2025

Foto: Bahia Notícias

[Sesab promove mutirão gratuito de saúde no Novembro Azul neste sábado]
Saúde

Sesab promove mutirão gratuito de saúde no Novembro Azul neste sábado

06 de Novembro de 2025

Foto: Feijão Almeida / GOVBA

[Luciano Juba, do Bahia, é chamado por Ancelotti para defender a Seleção Brasileira]
Esportes

Luciano Juba, do Bahia, é chamado por Ancelotti para defender a Seleção Brasileira

06 de Novembro de 2025

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

[Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari]
Bahia

Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari

04 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação / SSP-BA

[Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video]
Justiça

Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video

04 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação