Conheça a história do surfista do Rio de Janeiro que morreu em 2009 e pode se tornar santo
23 de Maio de 2023 - Revista Fórum
Ele se tornou venerável, título concedido aos que podem ser canonizados, ou seja, se tornar santos.
FOTO: Reprodução
Guido Schäffer, médico e surfista, morreu afogado em 2009, aos 34 anos. O Papa Francisco autorizou, neste sábado (20), a promulgação do decreto que reconhece as virtudes do ex-seminarista. Ele se tornou venerável, título concedido aos que podem ser canonizados, ou seja, se tornar santos.
O pedido para a canonização de Guido foi feito pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, em maio de 2014. Com o título de venerável, o próximo passo é o de beato. Porém, a Igreja Católica, para isso, exige a comprovação de um milagre do requerente, entre outros requisitos.
Os administradores do perfil que relata a história de Guido celebraram a medida tomada pelo Vaticano. “Neste sábado, 20/05/2023, recebemos a feliz notícia do reconhecimento das virtudes heroicas do Servo de Deus Guido Vidal França Schäffer, através da Promulgação do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos”.
“Vencemos uma etapa muito importante na causa de beatificação, com este decreto Guido recebe o título de Venerável. Com o mesmo empenho continuaremos divulgando o Venerável Guido Schäffer, pedindo sua intercessão e aguardando que possamos ter um milagre reconhecido para que ele se torne beato. Agradecemos a todos que colaboraram e rezaram conosco ao longo deste caminho”.
Atuação na Igreja Católica iniciou nos anos 1990
Filho de uma família de classe média e nascido em Volta Redonda, em 1974, Guido passou a se dedicar à Igreja Católica nos anos 1990, quando implantou um grupo de oração. Criado em Copacabana, onde morou com os pais e dois irmãos, se formou em medicina e dedicou sua atuação profissional a auxiliar as pessoas mais necessitadas.
Ele trabalhou no atendimento a pacientes com HIV no Hospital Evandro Chagas, durante sua formação acadêmica. Aos 26 anos, começou a se dedicar à vida religiosa e passou a estudar teologia. Foram atribuídos a Guido milagres e curas, o que fez com que inúmeros fiéis passassem a pedir sua canonização.
Em 2009, quando surfava na Praia do Recreio, no Rio, aos 34 anos, uma prancha bateu em sua cabeça. Com o acidente, ele desmaiou e acabou morrendo afogado. O túmulo de Guido Schäffer, localizado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também no Rio, é visitado por dezenas de romeiros, de acordo com informações do UOL
Comentários
Outras Notícias
França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028
31 de Março de 2026Foto: Divulgação / olympics.com
Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador
31 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN
Entidades médicas desmentem suposta “epidemia” de micropênis divulgada nas redes
31 de Março de 2026Foto: Reprodução / Pixabay
Ministério da Saúde afirma que casos de mpox no Brasil não indicam situação de alerta
31 de Março de 2026Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz
Prefeitura de Salvador convoca e nomeia 89 profissionais para reforçar a saúde pública
30 de Março de 2026Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS
Vice do BBB 24, Matteus Amaral entra na política e se filia ao Progressistas
30 de Março de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023