Brasil não fará vacinação em massa contra Varíola dos Macacos
28 de Junho de 2022 - A tarde
A vacinação contra Varíola dos Macacos ainda não está está disponível no Brasil.
Segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não haverá imunização em massa, apenas a de bloqueio para aquelas pessoas que tiveram contato com alguém infectado.
Como resultado de muitas pesquisas, vacinas mais seguras e eficazes foram desenvolvidas para a varíola, chamadas de segunda e terceira geração, das quais algumas podem ser úteis para a varíola dos macacos. Porém, segundo a OMS, apenas a MVA-BN foi aprovada para a prevenção da varíola dos macacos até o momento.
A Dra. Ana Karolina Marinho, membro do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), conta que os sinais e sintomas da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Ainda não há tratamento específico para a infecção. "A incubação do vírus é de 6 a 13 dias, podendo chegar a 21 dias. O período de transmissão da doença termina quando as lesões na pele desaparecem", explica a especialista da ASBAI.
A varíola dos macacos é uma doença viral e endêmica na África Central e Ocidental, mas que nos últimos meses registrou casos em diversos países, principalmente na Europa. Os casos confirmados no Brasil são de pessoas que viajaram recentemente para países europeus.
Comentários
Outras Notícias
França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028
31 de Março de 2026Foto: Divulgação / olympics.com
Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador
31 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN
Entidades médicas desmentem suposta “epidemia” de micropênis divulgada nas redes
31 de Março de 2026Foto: Reprodução / Pixabay
Ministério da Saúde afirma que casos de mpox no Brasil não indicam situação de alerta
31 de Março de 2026Foto: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz
Prefeitura de Salvador convoca e nomeia 89 profissionais para reforçar a saúde pública
30 de Março de 2026Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS
Vice do BBB 24, Matteus Amaral entra na política e se filia ao Progressistas
30 de Março de 2026Foto: TV Globo
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023