Brasil

"É coisa de preto, né", diz vereador Camilo Cristófaro em sessão na Câmara de SP

03 de Maio de 2022 - CNN Brasil
[

Uma fala de cunho racista do vereador Camilo Cristófaro (PSB) vazou durante uma sessão da Câmara Municipal de São Paulo, na manhã desta terça-feira (3).

No áudio, que circulou em redes sociais, é possível ouvir Cristófaro falando que "não lavar nem a calçada (.) é coisa de preto, né?". A fala aconteceu durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos.

A vereadora Luana Alves (PSOL) afirmou que entrará com uma representação contra o vereador do PSB. "No início da sessão da CPI dos Apps, agora há pouco, o termo "coisa de preto" foi proferido no microfone do plenário virtual. O áudio foi captado pelo microfone de um vereador. Entraremos com representação na corregedoria da Câmara para que seja investigado. RACISTAS NÃO PASSARÃO!", escreveu no Twitter.

O presidente do PSB no Estado de São Paulo, o ex-prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, disse que a legenda vai abrir um procedimento no Comitê de Ética do partido. "É inadmissível a fala racista do vereador de São Paulo Camillo Christófaro. O PSB repudia veementemente. Será aberto um processo sumário no Comitê de Ética do Partido, podendo culminar com a expulsão", afirmou Donizette.

A defesa do vereador, por sua vez, respondeu que "por enquanto não irá se manifestar sobre a questão". Em nota, o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite, afirmou que recebeu a denúncia com "indignação" e disse que o caso será analisado pela Corregedoria da Câmara.

"Como negro e presidente da Câmara tenho lutado com todas as forças contra o racismo, crime que insiste em ser cometido dentro de uma Casa de Leis e fora dela também. O caso será apurado pela Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo", completou a nota.

Comentários

Outras Notícias