Brasil

“Não é de desespero”, diz Queiroga sobre a nova variante da covid-19

29 de Novembro de 2021 - BNews
[“Não é de desespero”, diz Queiroga sobre a nova variante da covid-19]

Atualmente, a terceira dose da vacina contra covid-19 deve ser aplicada em quem já foi vacinado há, pelo menos, cinco meses com a segunda aplicação.

Em visita a capital baiana para assinar o convênio com a Pfizer para oferta de doses de vacinas contra covid-19 em 2022, nesta segunda-feira (29), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, diz que a variante ômicron não deveria causar desespero descartou, e descarta reduzir o intervalo para aplicação da terceira dose por causa do surgimento da nova cepa Ômicron. 

"É uma variante de preocupação, mas não é de desespero, porque temos um sistema de saúde capaz de dar respostas em caso de uma variante dessa ter uma letalidade um pouco maior", afirmou. "Não se pode querer uma ciência self-service. Para umas coisas se quer evidência científica, para outras é só opinião do secretário municipal", diz ministro.

Durante a coletiva de imprensa, o ministro disse que a discussão sobre realização do Carnaval não é pauta do ministério. "Quem define essas questões são os prefeitos. Eles que estão em contato com a população e conhecem a questão epidemiológica de seus municípios. Esse momento é de vigilância e observar o que vai acontecer em função dessa nova variante", disse.

A nova variante foi identificada em Botsuana, país vizinho à África do Sul, no dia 24 de novembro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cepa pode se tornar responsável pela maior parte de novos registros de infecção pelo novo coronavírus em províncias sul-africanas e casos em países da Europa.
 

Comentários

Outras Notícias

[Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués]
Bahia

Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués

06 de Novembro de 2025

Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura

[Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas]
Brasil

Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas

06 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes sociais

[Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões]
Fofoca

Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões

06 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação / Schaefer Yachts

[Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”]
Fofoca

Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”

06 de Novembro de 2025

Foto: Instagram

[Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025]
Saúde

Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025

06 de Novembro de 2025

Foto: Reprodução

[Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública]
Saúde

Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública

06 de Novembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil