iFood tem nomes de restaurantes alterados com frases que atacam Marielle Franco, apoio a Bolsonaro e contra vacina; empresa investiga
03 de Novembro de 2021 - Estadão
No fim da noite desta terça-feira 2, uma série de usuários e internautas começaram a publicar postagens nas redes sociais afirmando que o iFood havia sofrido um ataque de hackers.
As imagens divulgadas em redes como o Twitter mostram nomes de restaurantes sendo alterados para mensagens de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também anti-vacina.
Houve relatos de mudanças de nomes em cidades como Natal (RN) e na região do Grande ABC, em São Paulo. Procurado, o iFood afirmou que identificou que 6% dos estabelecimentos cadastrados em sua plataforma foram afetados e que “a empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores.”
Em novo comunicado, após apuração interna, o iFood informou que o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento. O colaborador possuía permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma.
A empresa explicou ainda que o acesso da prestadora de serviço foi interrompido e que os meios de pagamento dos clientes seguem seguros, já que não "são armazenados nos bancos de dados do iFood, ficando gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, não tendo havido comprometimento de dados de cartões de crédito".
Por fim, reforçou que não houve vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma e que os nomes dos estabelecimentos já estão sendo reestabelecidos. Colaborou Júnior Moreira Bordalo.
..jpg)
Comentários
Outras Notícias
STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes
11 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Atitude de Sol Vega gera revolta e público pede expulsão no BBB 26
11 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução/TV Globo
Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena com sede em Brasília
11 de Fevereiro de 2026Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vitória perde para o Flamengo no Barradão após pênalti desperdiçado e retorno de Marinho
11 de Fevereiro de 2026Foto: Mauricia da Matta/Bahia Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023