Morre aos 61 anos músico e maestro Letieres Leite
27 de Outubro de 2021 - Correio24h
O maestro e compositor Letieres Leite morreu nesta quarta-feira (27), aos 61 anos. Ainda não há informação sobre o que causou a morte do maestro, nem sobre o sepultamento
Nascido em Salvador, Letieres era arranjador, compositor e também instrumentista. Ele comandava a Orkestra Rumpilezz. O artista tinha uma trajetória que vai da música instrumental à MPB.
Letieres participaria do 20º Prêmio BDMG Instrumental no CCBB de Belo Horizonte, que começaria hoje. O show dele estava marcado para 10 de novembro, ao lado do baixista Pedro Gomes.
Além do elogiado trabalho com a orquestra baiana, ele estava desenvolvido outras experiências, como a do Quinteto Letieres Leite, que explora uma musicalidade mais próxima ao jazz e com o qual ele lançou em 2019 o álbum O Enigma de Lexeu, pela gravadora carioca Rocinante.Pela mesma gravadora, lançou o álbum Canção da Cabra, parceria com o Sylvio Fraga Quinteto, do Rio de Janeiro.
Já neste ano Letieres contribuiu com arranjos para o disco Noturno, de Maria Bethania. "Ansioso por escutar este novo disco NOTURNO onde tive o prazer e a honra de ter feito Arranjos. Viva ????????", escreveu ele, em junho.
Para o CORREIO, em 2020, o maestro selecionou seis discos que ajudaram a formar seu caráter musical. A seleção incluía de Caetano Veloso a Miles Davis.
Uma vida focada na música
Desde cedo, Letieres seguiu pelo mundo das artes, começando pelas artes plásticas aos 13 anos. Ele chegou a ter uma exposição dos trabalhos com pintura e gravura na Biblioteca Central de Salvador.
Em 1977, passou no vestibular para Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e cursou por três anos. Enquanto isso, aprendia de maneira autoditada a música. O interesse aumentou e começou a cursar matérias sobre o tema de maneira eletica, até que se profissionalizou.
Ele começou a tocar com artistas locais como Gerônimo e Saul Barbosa, entre outros. Nos anos 1980, morou no sul do país e fundou conjuntos musicais, além de escrever arranjos para a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Também morou no exterior, vivendo na Áustria, onde fez parte do Franz Schubert Konservatorium, em Viena. Ele tocou em festivais na Europa no Brasil. Tocou também com artistas como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Timbalada, Lulu Santos e outros.
Em 1994, voltou para o Brasil e continuou a participar de gravações. No lado acadêmico, ensinou no curso de extensão de saxofone da Faculdade de Música da Ufba e fundou a Academia de Música da Bahia.
A Orkestra Rumpilezz foi criada em 2006. Além de ser o maestro, Letieres era responsável por figurino e ambientação, sendo o nome à frente do conceito.
Foto: Gustavo Mões/Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023