Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla é celebrado com evento que discute a garantia de direitos, na Apae
22 de Agosto de 2021 - Correio24h![Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla é celebrado com evento que discute a garantia de direitos, na Apae [Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla é celebrado com evento que discute a garantia de direitos, na Apae]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/232538/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A partir deste sábado (21), a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) realiza a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 202, com o tema “É tempo de transformar conhecimento em ação”
Até o dia 28 de agosto serão realizados diversos eventos.
O evento pretende discutir o fato de que o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.
“Temos evoluído nos debates, nas conquistas públicas, mas na prática, o cotidiano dessas pessoas ainda é bastante sofrido. A sociedade, assim como o poder público, precisa tirar a legislação do papel e oferecer uma vida mais inclusiva e digna para PCDIM“, ressaltou Angela Ventura, superintendente executiva da Apae Salvador.
Para promover o debate, a entidade programou uma série de eventos virtuais, que serão transmitidos no perfil da Apae Salvador no Youtube. O evento contará com a participação de representantes de diversas instituições, a exemplo da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), Wanete Carvalho; a vereadora Roberta Caires, que tem feito um trabalho focado nas pessoas com deficiência; e representante do Ministério da Cidadania do Governo Federal.
Na abertura da programação, dia 21, às 17h, haverá uma live show que traz à tona o subtema Diversidade, com a exibição de um vídeo estrelado por assistidos da Instituição, numa versão do clipe da música Gueto, da cantora Iza. A gravação foi um momento de muita alegria por ser a primeira vez em que os garotos se encontraram após o início da pandemia.
No dia 23, às 9h, será realizado o web bate-papo Vivência das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Na terça-feira, dia 24, às 15h, será realizada a live “A pessoa com deficiência intelectual e múltipla: sujeito de direitos”. Já às 18h, no programa Saúde & Bem Estar, exibido no Instagram do jornal Correio*, será realizada a live Doenças Raras: diagnóstico, cuidados, prevenção e tratamentos, com a médica geneticista da Apae Salvador, Helena Pimentel.
Na quarta-feira, dia 25, às 9h30, será realizada a mesa interativa Lei brasileira de inclusão e a autonomia da PCDIM. Na mesma data, às 15h, será realizado o webinar As atualizações do BPC e a implementação do auxílio Brasil. Na quinta-feira, 26, haverá o debate sobre a Importância do lúdico no processo de aprendizagem da PCDIM, às 16h.
No último dia do evento, 27, a partir das 15h, será realizada a live Inspiração – Histórias de superação para encerrar a semana de atividades. O encontro terá a presença do atleta paralímpico Leandro Landim, conhecido como Léo Olímpico, que contará a sua trajetória no Iroman e na vida. Também marcará presença a primeira youtuber com Síndrome de Down no país, Cacai Bauer, influencer com mais de 370 mil seguidores.
Foto: Roberto Ortega
Comentários
Outras Notícias
![Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil [Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237727/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Senado aprova exigência mínima de cacau em chocolates produzidos no Brasil
05 de Maio de 2025Foto: Agência Senado
![“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações [“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237726/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
“Tempo Rei” estreia no Teatro Módulo com viagem lúdica entre gerações
05 de Maio de 2025Foto: Diney Araújo / Divulgação
![Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores [Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237725/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Divulgados os cachês dos artistas da Micareta de Feira 2025; veja os valores
05 de Maio de 2025Foto: Beatriz Rosado/Acorda Cidade
![Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições [Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237724/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Brasil avança no ranking global de liberdade de imprensa e sobe 47 posições
05 de Maio de 2025Foto: Lula Marques / EBC
![AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026 [AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237720/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
AL-BA recebe PL de reajuste dos agentes de saúde com previsão de aumentos escalonados até 2026
29 de Abril de 2025Foto: Leonardo Rattes / Sesab
![Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem [Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237719/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa testa 41 marcas de creatina; veja quais apresentaram problemas na rotulagem
29 de Abril de 2025Foto: Victor Hernandes / Bahia Notícias
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023