Lula defende o SUS e pede ação global contra a Covid-19
10 de Abril de 2021 - PT
Presidente Lula concedeu entrevista à tevê italiana nesta sexta-feira (9), na qual voltou a denunciar o ataque de Bolsonaro contra a vida dos brasileiros
O presidente Lula falou nessa sexta-feira (9) ao programa Tg2 Post, da RAI, principal rede de televisão italiana. Na entrevista, ele voltou a denunciar o descaso de Jair Bolsonaro com a vida de brasileiros, defendeu o Sistema Único de Saúde (SUS) e fez um apelo ao governo da Itália para que este auxilie na criação de uma governança global contra o novo coronavírus.
Requisitado para entrevistas em todo o mundo nas últimas semanas, Lula tem proposto que os países se unam para garantir acesso a vacinas contra a Covid-19 não só para o Brasil, mas para todas as nações em desenvolvimento que têm tido dificuldade de adquirir doses suficientes. Nesta sexta, voltou a defender a ideia: “Deve haver vacina para todos. A vacina não pode ser gerenciada pelo mercado”.
“A Covid é um flagelo que deve ser enfrentado mundialmente. Já falei sobre isso com muitos líderes internacionais. E também quero dizer à Itália, que assumirá a presidência do G-20, e ao primeiro-ministro Mario Draghi, para criarem uma governança global para lutar contra a pandemia”, disse Lula, acrescentando que pedirá ajuda também ao papa Francisco para concretizar a ideia.
Genocídio
Lula voltou a denunciar a maneira genocida como Bolsonaro tem agido durante a pandemia, o que tem levado a um número “inaceitável” de mortes. “Se tivéssemos um governo responsável, que tivesse encorajado o isolamento social e o uso de máscaras, a situação seria diferente. Só o Brasil não quis fazer lockdown porque temos um presidente genocida. É uma palavra forte, mas eu estou me referindo a um presidente que está levando a população brasileira a um genocídio”, argumentou.
Perguntado sobre o colapso do sistema de saúde brasileiro, Lula lembrou que o Brasil é um dos raros países do mundo com tantos habitantes e que possui um sistema universalizado de atendimento. E que o colapso não é culpa do SUS, mas da gestão feita na pandemia, que acabou sobrecarregando os hospitais. “Não foi feito um trabalho preventivo”, ressaltou Lula.
Foto reprodução PT nacional
Comentários
Outras Notícias
SindilimpBA garante bonificação de 5% para garis e margaridas manterem limpeza urbana durante Carnaval
12 de Fevereiro de 2026A bonificação chegou a estar ameaçada, mas foi mantida após debates do sindicato com as empresas.
SEC abre seleção para 13 mil oficineiros do Programa Educa Mais Bahia
12 de Fevereiro de 2026Foto: André Fofano / Divulgação
Porto promove peneira para reforçar elenco no Baianão Sub-20
12 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vacina nonavalente contra HPV passa a incluir prevenção de cânceres de cabeça e pescoço
12 de Fevereiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Leigh-Anne chega a Salvador e integra programação do Fervo da Lud
12 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Instagram / @leighanepinnock
STF julga em fevereiro acusados pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes
11 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023