Brasil

Mais um vacilo: Ministério da Saúde doou equipamentos de proteção impróprios para uso ao Distrito Federal

30 de Dezembro de 2020 - Época
[Mais um vacilo: Ministério da Saúde doou equipamentos de proteção impróprios para uso ao Distrito Federal]

O Ministério da Saúde doou ao Distrito Federal milhares de máscaras e outros equipamentos de proteção individual considerados impróprios para o uso de profissionais da saúde

A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época. 

Segundo dados da Secretaria da Saúde do Distrito Federal, desde o início da pandemia, o material doado pela pasta e considerado impróprio inclui 344 mil máscaras N45, 108,7 mil máscaras modelo PFF2, 5,7 mil aventais de manga longa e 1,4 mil aventais de outro tipo. 

Os motivos para reprovação são variados. Em um lote de máscaras N94, por exemplo, o rótulo afirmava que os produtos tinham “finalidade não médica”.
O parecer técnico, no entanto, recomendou que o material fosse usado para cirurgias, devido ao desabastecimento. 

“Comparando-se o produto com uma marca de máscara N95 de alta qualidade e comum no mercado, verificou-se que a gramatura das camadas da mesma é realmente inferior. Contudo, diante do desabastecimento, recomendo aceitar o produto para uso como máscara cirúrgica, com a devida sinalização SEGURA para todos”, diz o parecer. 

Já a avaliação de um lote de máscaras PFF2 concluiu que o produto poderia machucar quem o usasse. “Produto apresenta composição do tecido interno áspera, havendo alto risco de lesões na face do usuário. Ademais, possui odor forte e desagradável durante o seu uso”. 

As informações são do Governo do Distrito Federal, concedidas por meio da Lei de Acesso à Informação em pedido formulado pelo advogado Marivaldo Pereira.

Comentários

Outras Notícias