Brasil

“Não tenha orgulho do seu cabelo afro”, diz presidente da Fundação Palmares

20 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[“Não tenha orgulho do seu cabelo afro”, diz presidente da Fundação Palmares]

Sergio Camargo, presidente da Fundação Palmares, instituição pública que deveria promover ações com o intuito de preservar a arte e cultura afro-brasileira, usou as redes sociais para disparar uma sequência de ataques racistas contra pessoas com cabelo afro.

Tudo começou quando Camargo ironizou uma reportagem em suas redes sociais que falava sobre a dificuldade que pessoas com cabelo afro passava para usar fones de ouvido. 

O post gerou uma série de críticas ao modelo que aparecia na imagem. Na legenda, Camargo, que é careca, escreveu: “Corta o cabelo, pô!”. Em seguida, continuou: “Não tenho do que reclamar, fica a dica”. 

Em outras publicações, ele seguiu: “Ensinam pretos a defender seu “cabelo afro”, em vez da educação livre de doutrinação e do método Paulo Freire. Depois, com suas vastas cabeleiras, reclamam da “falta de oportunidades para pretos no mercado de trabalho” 

“Pretos que se comportam como bebês chorões. É o que mais vejo” e “Não tenha orgulho do seu “cabelo afro”, orgulhe-se das suas conquistas” foram alguns dos posts.


Ele ainda chegou a dizer que não tem causa negra: “Minha causa é humana”. 

O cantor e produtor de conteúdo Gui Anacleto, 27, que aparece na foto compartilhada por Sergio Camargo, afirmou em entrevista ao canal Tilt que ficou abalado com os ataques que recebeu. 

“Eu fiquei muito assustado de ver tanto ódio e falta de empatia concentrados diretamente em mim.” 

À coluna, o Twitter e o Instagram afirmaram que estão analisando a onde de ataques.

Comentários

Outras Notícias