Brasil

Pernambués Curioso: Saiba mais sobre o Dia Municipal em Memória  dos Mártires dos Búzios

08 de Novembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Pernambués Curioso: Saiba mais sobre o Dia Municipal em Memória  dos Mártires dos Búzios]

A Câmara de Vereadores de Salvador aprovou ano passado o projeto que institui o 8 de novembro como Dia Municipal em Memória aos Mártires da Revolta dos Búzios

O texto homenageia Luís Gonzaga das Virgens Veiga, João de Deus do Nascimento, Manuel Faustino dos Santos Lira e Lucas Dantas de Amorim Torres, todos enforcados e esquartejados exatamente no dia 8 de novembro de 1799, na Praça da Piedade.
HISTÓRIA 

Também conhecida como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, o movimento, influenciado pela Inconfidência Mineira e com inspirações no Iluminismo, tinha seis pautas principais: abolição da escravatura, proclamação da República, diminuição dos impostos, abertura dos portos, fim do preconceito e aumento salarial. 

Após investigações, os quatro foram condenados à morte. Pela sentença, eles tiveram os seus nomes e memórias considerados como "malditos" até à terceira geração. Após isto, partes dos corpos dos mártires foram expostas durante cinco dias em quatro pontos da cidade – a Lucas Dantas ficou espetada no Campo do Dique do Desterro; a de Manuel Faustino, no Cruzeiro de São Francisco; a de João de Deus, na Rua Direita do Palácio (atual Rua Chile); e a cabeça e as mãos de Luís Gonzaga ficaram pregadas na forca, levantada na Praça da Piedade.

Comentários

Outras Notícias