Fim do auxílio emergencial vai pressionar taxa de desemprego, aponta estudo da FGV
16 de Julho de 2020 - Redação Pernambués agora![Fim do auxílio emergencial vai pressionar taxa de desemprego, aponta estudo da FGV [Fim do auxílio emergencial vai pressionar taxa de desemprego, aponta estudo da FGV]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/229195/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
A conclusão é de um estudo do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), vinculado à FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgado em primeira-mão pelo jornal Folha de S. Paulo.
Diante do nível recorde de pessoas fora do mercado de trabalho devido ao isolamento social e sem a garantia de uma renda mínima pelo auxílio emergencial, a volta desses trabalhadores à busca por ocupação deve pressionar a taxa de desemprego nos próximos meses.
A conclusão é de um estudo do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), vinculado à FGV (Fundação Getulio Vargas), divulgado em primeira-mão pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com o levantamento, a perda de ocupação entre os trabalhadores informais em meio à pandemia é mais que o dobro daquela registrada entre empregados formais, aponta estudo do Ibre-FGV, divulgado em primeira-mão à Folha.
A taxa de desocupação estava em 12,9% no trimestre encerrado em maio, segundo o IBGE, acima dos 11,6% registrados até fevereiro, antes do início das medidas de distanciamento social adotadas para conter o avanço da Covid-19.
A reportagem destaca, porém, que o indicador não reflete a realidade do mercado de trabalho brasileiro em meio à pandemia, já que muitas pessoas perderam suas ocupações, mas não estão procurando um novo emprego e, por isso, não são consideradas desempregadas.
Levando-se isso em conta, os pesquisadores do Ibre-FGV analisam a variação da população ocupada para mensurar os efeitos da crise sobre o emprego.
Segundo o estudo, a população ocupada brasileira somava 83,4 milhões de pessoas em maio, ante 93,5 milhões no mesmo mês de 2019, uma queda de 10,7%, recorde na série histórica iniciada em 2012. Entre os informais, a redução da ocupação foi de 15,1% em maio, comparada a recuo de 6,7% entre os formais.
Comentários
Outras Notícias
![Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR [Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238021/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR
23 de Agosto de 2025Foto: Divulgação PT
![Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos [Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238020/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos
23 de Agosto de 2025Foto: Ana Paula Oliveira Migliari
![Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris [Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238019/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris
23 de Agosto de 2025Foto: Olodum/Divulgação
![Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF [Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238018/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/ EBC
![BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas [BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238017/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas
22 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar [Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238016/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023