Brasil

Não faça essa brincadeira: Sociedade Brasileira de Neurocirurgia faz alerta sobre o desafio “Quebra-crânio”

13 de Fevereiro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Não faça essa brincadeira: Sociedade Brasileira de Neurocirurgia faz alerta sobre o desafio “Quebra-crânio”]

Na tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia divulgou um comunicado sobre o desafio “Quebra-crânio” que é conhecido como a nova brincadeira do momento entre as crianças.

O desafio consiste em duas pessoas derrubando uma terceira, enquanto está pula. A pessoa, por sua vez, cai no chão batendo a cabeça. A brincadeira está sendo alvo de muitas discussões entre educadores e pais.
??????????????
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) vem, por meio deste, alertar aos #pais e #educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes, diante do #desafio “quebra-crânio”, que se alastra pelo ambiente doméstico, escolar e é reproduzido nas redes sociais.
??????????????
Ele provoca uma queda brutal, onde um dos participantes bate a cabeça diretamente no chão, antes que possa estender os braços para se defender. ??????????????
Esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico – TCE), além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito”, alertou o comunicado sobre os riscos.

“O que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela “brincadeira” de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo.
??????????????
Deste modo, como sociedade, pais, filhos e amigos, devemos agir para interromper o movimento e prevenir a ocorrência de novas vítimas. Acompanhar e informar/educar sobre a gravidade dos fatos, pode ser a primeira linha de ação”, concluiu a sociedade.

Comentários

Outras Notícias