Brasil

COE ministra curso de atendimento pré-hospitalar para policiais

24 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
[COE ministra curso de atendimento pré-hospitalar para policiais]

O investigador Pablo Boson participou da IIª Pós-graduação em (APH), realizada no Paraná, no final de 2019.

A Coordenação de Operações Especiais (Coe) está capacitando policiais da especializada para o Atendimento Pré Hospitalar (APH), em situações de confronto armado. O investigador Pablo Boson participou da IIª Pós-graduação em (APH), realizada no Paraná, no final de 2019.

A partir das técnicas estabelecidas no protocolo Massivo, Vias Aéreas, Respiração e Calor (MARC), que consiste no controle do sangramento massivo e dos outros fatores vitais, os policiais estarão aptos a realizarem o controle de hemorragias, estabilização de vias aéreas, abordagem ao pneumotórax e prevenção da hipotermia, para proporcionar a melhor estabilização do ferido até a sua chegada a uma unidade hospitalar.

As causas mais comuns de morte em conflito armado são hemorragias de extremidades, sendo 60% dos casos, pneumotórax 33% e lesões de vias aéreas, com 6%. A partir desses dados, é estabelecida uma lista de prioridades no atendimento, sendo, 1ª - Contenção de hemorragias, 2ª - Manutenção das vias aéreas desobstruídas, 3º - Análise da respiração para prevenção de pneumotórax e 4º - Controle de temperatura.

A primeira etapa da capacitação encerra na próxima terça-feira (28). Aulas práticas e teóricas foram ministradas para mais de 60 policiais da unidade especializada.

Comentários

Outras Notícias