Brasil

Produtores ganham mais tempo para o plantio soja

07 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Produtores ganham mais tempo para o plantio soja]

Os agricultores do Oeste da Bahia ganharam um prazo a mais para encerrar o plantio da soja

Agora os produtores rurais terão até o dia 20 de janeiro para realizar a semeadura. O prazo foi estendido pela Agência de Defesa Agropecuária do estado (ADAB) a pedido dos agricultores e do Comitê Estadual do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.
De acordo com as entidades que representam os agricultores, a irregularidade no regime de chuva prejudicou o andamento dos trabalhos no campo. A situação atinge principalmente os produtores rurais que cultivam em regime de sequeiro, eles enfrentaram chuva abaixo do índice esperado no período entre outubro e dezembro.
“Já estamos com mais de 90% da soja plantada, mas tivemos um período conturbado com o atraso nas chuvas, isso acabou prejudicando a conclusão do plantio. Agora temos o retorno da chuva, mas com bastante umidade que também atrapalha, por isso fizemos este pedido de extensão do prazo”, analisa Luiz Stahlke, engenheiro agrônomo e assessor técnico de agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).
O calendário agrícola segue normas fitossanitárias que os agricultores precisam cumprir sob pena de multa. Há tempo previsto para cada fase do processo de cultivo, do plantio à colheita. O calendário inclui também o chamado vazio sanitário, período em que não pode haver planta viva no campo para evitar a proliferação de pragas e doenças. Segundo a ADAB, a alteração anunciada esta semana não compromete a defesa fitossanitária do estado.

Comentários

Outras Notícias