Produtores ganham mais tempo para o plantio soja
07 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
Os agricultores do Oeste da Bahia ganharam um prazo a mais para encerrar o plantio da soja
Agora os produtores rurais terão até o dia 20 de janeiro para realizar a semeadura. O prazo foi estendido pela Agência de Defesa Agropecuária do estado (ADAB) a pedido dos agricultores e do Comitê Estadual do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.
De acordo com as entidades que representam os agricultores, a irregularidade no regime de chuva prejudicou o andamento dos trabalhos no campo. A situação atinge principalmente os produtores rurais que cultivam em regime de sequeiro, eles enfrentaram chuva abaixo do índice esperado no período entre outubro e dezembro.
“Já estamos com mais de 90% da soja plantada, mas tivemos um período conturbado com o atraso nas chuvas, isso acabou prejudicando a conclusão do plantio. Agora temos o retorno da chuva, mas com bastante umidade que também atrapalha, por isso fizemos este pedido de extensão do prazo”, analisa Luiz Stahlke, engenheiro agrônomo e assessor técnico de agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).
O calendário agrícola segue normas fitossanitárias que os agricultores precisam cumprir sob pena de multa. Há tempo previsto para cada fase do processo de cultivo, do plantio à colheita. O calendário inclui também o chamado vazio sanitário, período em que não pode haver planta viva no campo para evitar a proliferação de pragas e doenças. Segundo a ADAB, a alteração anunciada esta semana não compromete a defesa fitossanitária do estado.
Comentários
Outras Notícias
Turnê de despedida de Gilberto Gil reúne mais de 1 milhão de fãs
01 de Abril de 2026Foto: @pridiabr
Butantan vai produzir imunoterapia contra o câncer para uso no SUS
01 de Abril de 2026Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Governo zera imposto sobre componentes de canetas emagrecedoras no país
01 de Abril de 2026Foto: Alana Dias / Bahia Notícias
Bahia registra mais de 208 mil doses aplicadas contra a gripe no Dia D
01 de Abril de 2026Foto: Leonardo Rattes
França critica decisão do COI de retomar testes de feminilidade nos Jogos de 2028
31 de Março de 2026Foto: Divulgação / olympics.com
Turista relata golpe de quase R$ 5 mil ao comprar queijo coalho em praia de Salvador
31 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Leitor BN
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023