Continuidade de auxílios mensais aos atingidos de Brumadinho é incerta
25 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora![Continuidade de auxílios mensais aos atingidos de Brumadinho é incerta [Continuidade de auxílios mensais aos atingidos de Brumadinho é incerta]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/226800/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Exatos dez meses após o rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, em Minas Gerais, atingidos convivem com a incerteza sobre o futuro dos pagamentos emergenciais mensais
O acordo que estabeleceu esses repasses só os garantiu até um ano após a tragédia, que se completará em 25 de janeiro de 2020.
Uma prorrogação vem sendo negociada na Justiça entre a Vale, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais e outros órgãos. No entanto, até a última audiência para tratar do assunto na semana passada, não houve avanços. Um novo encontro já está agendado para a próxima quinta-feira (28).
Os pagamentos emergenciais mensais correspondem ao valor de um salário mínimo por adulto, a metade dessa quantia por adolescente e um quarto para cada criança. Eles foram assegurados a todos os moradores de Brumadinho, sem distinção. Nos demais municípios atingidos, o benefício foi concedido a pessoas que residem até um quilômetro de distância da calha do Rio Paraopeba. Atualmente, cerca de 108 mil fazem jus aos valores definidos.
A incerteza em relação ao futuro do pagamento levou um grupo de atingidos e protestar na semana passada, bloqueando uma linha férrea na altura do município de Mário Campos. Segundo André Sperling, promotor do MPMG, a divergência ocorre porque a Vale quer manter os repasses apenas para um número limitado de pessoas.
Prorrogação dos pagamentos emergenciais
A mineradora, por sua vez, informou que já apresentou à Justiça uma sugestão de prorrogação dos pagamentos emergenciais e aguarda avaliação, mas não revelou detalhes da proposta. A Defensoria Pública de Minas Gerais afirma defender uma prorrogação que não restrinja os repasses feitos atualmente.
Para o MPMG, é necessária uma mudança de critério que permita corrigir distorções e, ao mesmo tempo, incluir atingidos que hoje não estão recebendo os valores.
"Para nós, a grande maioria deve continuar recebendo com alguns ajustes. Temos que cortar excessos, excluindo moradores dos condomínios de luxo de Brumadinho, por exemplo. O critério territorial foi implementado no início porque havia um caos na cidade. Foi uma decisão correta em função da situação de emergência. Através dele, foi possível minorar o impacto gigantesco desse desastre. Mas agora que já passou um tempo, temos condições de implementar critérios que tenha uma racionalidade maior e uma relação mais direta com o dano", disse Sperling.
A proposta que ele apresenta é abandonar o critério territorial e substituí-lo por um socioeconômico, estabelecendo o pagamento para quem teve comprometimento da renda ou do modo de vida.
Segundo o promotor, esse seria o caminho mais justo, permitindo que as pessoas que hoje enfrentam mais dificuldades sejam contempladas. Ao mesmo tempo, seriam interrompidos repasses para aqueles que moram em condomínios de luxo e que, pelo critério atual, têm direito ao benefício.
Comentários
Outras Notícias
![Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR [Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238021/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Haddad: 20 milhões de brasileiros não deveriam estar pagando IR
23 de Agosto de 2025Foto: Divulgação PT
![Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos [Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238020/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Morre o pianista Miguel Proença, aos 86 anos
23 de Agosto de 2025Foto: Ana Paula Oliveira Migliari
![Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris [Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris ]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238019/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Olodum comandará a tradicional Lavagem de Madeleine, em Paris
23 de Agosto de 2025Foto: Olodum/Divulgação
![Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF [Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF ]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238018/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Por 9 votos a 2, Zambelli é condenada pela segunda vez no STF
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/ EBC
![BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas [BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238017/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
BB tomará providências judiciais após ataques bolsonaristas
22 de Agosto de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar [Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238016/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bolsonaro nega tentativa de fuga e pede revogação da prisão domiciliar
22 de Agosto de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://www.pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023