Brasil

Novas regras para tirar CNH e ACC começam a valer; veja o que muda

16 de Setembro de 2019 - DetranBa - Departamento de Trânsito do Estado da Bahia
[Novas regras para tirar CNH e ACC começam a valer; veja o que muda]

A resolução nº 778 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de junho deste ano

As mudanças para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) passam a valer a partir desta segunda-feira (16). Com isso, o número de aulas para tirar a CNH será reduzido e acaba a exigência de aulas para obter a ACC. Para quem vai tirar a CNH na categoria B, o número de aulas vai ser reduzido de 25 para 20 horas/aulas obrigatórias. Isso porque a exigência do uso do simulador acabou. Fazer aulas no aparelho será facultativo. Isso torna a CNH, em média, R$ 300 mais barata. O simulador se tornou regra na Bahia em dezembro de 2015.

Já para quem quer autorização para pilotar as cinquentinhas, será possível fazer as provas teóricas e prática sem aulas. Somente se for reprovado, terá de passar por aulas práticas. No entanto, em setembro de 2020, as aulas voltarão a ser exigidasm as o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo que uma delas dever ser noturna. O candidato também vai poder usar seu próprio ciclomotor, mas o veículo deverá ter, no máximo, 5 anos de uso.

Com a alteração, se o futuro motorista optar pelo uso do simulador, serão 15 horas-aulas práticas e 5 com o equipamento. As aulas com o simulador deverão anteceder as práticas e devem ter duração de 50 minutos. A resolução nº 778 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de junho deste ano.

Comentários

Outras Notícias

[Armandinho detalha estado de saúde de Aroldo Macedo e tratamento no exterior]
Fofoca

Armandinho detalha estado de saúde de Aroldo Macedo e tratamento no exterior

13 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação

[Bahia abre 43 vagas no segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas]
Saúde

Bahia abre 43 vagas no segundo ciclo do Mais Médicos Especialistas

13 de Fevereiro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Discord anuncia reforço nas regras de proteção para adolescentes ]
Mundo

Discord anuncia reforço nas regras de proteção para adolescentes

13 de Fevereiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[SindilimpBA garante bonificação de 5% para garis e margaridas manterem limpeza urbana durante Carnaval]
Bahia

SindilimpBA garante bonificação de 5% para garis e margaridas manterem limpeza urbana durante Carnaval

12 de Fevereiro de 2026

A bonificação chegou a estar ameaçada, mas foi mantida após debates do sindicato com as empresas.

[SEC abre seleção para 13 mil oficineiros do Programa Educa Mais Bahia]
Educação

SEC abre seleção para 13 mil oficineiros do Programa Educa Mais Bahia

12 de Fevereiro de 2026

Foto: André Fofano / Divulgação

[Porto promove peneira para reforçar elenco no Baianão Sub-20]
Esportes

Porto promove peneira para reforçar elenco no Baianão Sub-20

12 de Fevereiro de 2026

Foto: Divulgação