Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”
30 de Dezembro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Divulgação
Luiz Carlos Suíca, militante histórico e defensor dos trabalhadores da limpeza urbana, repudiou publicamente o tratamento que garis e margaridas vêm sofrendo em diferentes municípios da Bahia. Segundo ele, episódios recentes de humilhação, amplamente divulgados nas redes sociais, revelam o desrespeito de parte da população com uma categoria essencial para o funcionamento das cidades. Suíca afirmou que acompanha os casos e tem acionado o Sindilimp e o Ministério Público para cobrar providências.
Indignado, ele citou situações recentes que ganharam repercussão.. “Em um município da Bahia, uma família tentou humilhar um trabalhador, obrigando que ele recolhesse o lixo dentro do próprio estabelecimento. Isso não pode acontecer”, afirmou. Para Suíca, o problema não é isolado. “Isso acontece em vários lugares. As pessoas precisam entender que essa categoria tem força e presta um serviço essencial”, completou.
O militante também lembrou episódios de repercussão nacional, como o caso ocorrido em Santa Inês, no Maranhão, onde um servidor foi demitido após negar a entrega de uma cesta básica a um gari. “Esses fatos mostram que a categoria tem força e que essa força está aparecendo. Se os garis pararem, a cidade para. E aí quem vai se responsabilizar?”, questionou, ao destacar que o desrespeito aos trabalhadores afeta diretamente a coletividade.
Suíca defendeu uma atuação mais firme do sindicato e das autoridades para coibir abusos. “O Sindilimp precisa acompanhar esses casos, e o Ministério Público também. O lixo é responsabilidade do poder público e das empresas. Não é aceitável que o trabalhador seja humilhado”, disse.
Ele reforçou ainda seu compromisso com a categoria. “Recebo ligações todos os dias de trabalhadores pedindo ajuda. Recentemente, estive em Brasília na defesa do PL 4146/2020, que regulamenta a profissão e garante direitos. Vou continuar nessa luta, porque esses trabalhadores merecem respeito, dignidade e reconhecimento”, concluiu.
Comentários
Outras Notícias
STF revela nomes de servidores suspeitos de acessar dados sigilosos; alvo atua em Salvador
20 de Fevereiro de 2026Foto: Edu Mota / Brasília
Regulação na Bahia atende 71% dos pacientes em até 24 horas, afirma Roberta Santana
20 de Fevereiro de 2026Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias
Postos da Sesab realizam mais de 24 mil testes de ISTs durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Porto Alegre confirma novo caso de Mpox registrado durante o Carnaval
20 de Fevereiro de 2026A Prefeitura de Porto Alegre confirmou um novo caso de Mpox em 2026. A doença, causada por um vírus da mesma família da varíola, teve a infecção registrada fora do município, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.
“Vai Logo, Vida” lidera reproduções no YouTube durante o Carnaval de Salvador
19 de Fevereiro de 2026Foto: Ednei Cunha / Bahia Notícias
Coutinho comunica desejo de rescindir contrato e surpreende o Vasco
19 de Fevereiro de 2026Foto: Matheus Lima/Vasco
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023