Após mais de duas décadas fechado, Museu do Recôncavo será reaberto pelo governo baiano
08 de Dezembro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Fernando Barbosa / IPAC
O governo da Bahia confirmou a reabertura do Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, em Candeias, marcada para a próxima segunda-feira (8). A cerimônia está prevista para às 15h e contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O espaço, que permanecia fechado há 25 anos devido a problemas estruturais, teve seu retorno antecipado pelo Bahia Notícias na manhã desta sexta-feira (5).
Segundo informações oficiais, o equipamento cultural volta a funcionar no antigo Engenho Freguesia e apresenta uma nova proposta expositiva que reforça narrativas afro-indígenas e amplia a participação da comunidade local. Toda a restauração foi conduzida pela Secretaria de Cultura (Secult-BA), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur-BA).
O projeto recebeu quase R$ 42 milhões em investimentos, via programa Prodetur, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com a Setur, as obras contemplaram todo o conjunto arquitetônico colonial, incluindo casarão, capela, engenho de açúcar e um novo atracadouro que permite acesso marítimo direto ao museu. O espaço terá receptivo náutico, restaurante, lojas, área para eventos e ambientes voltados para exposições.
ACERVO
O acervo, sob responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), reúne mais de 200 itens e achados arqueológicos ligados ao Ciclo do Açúcar, reforçando a importância histórica e cultural do Recôncavo Baiano.
Instalado em um conjunto arquitetônico do século 18, o museu funcionou originalmente como residência de Cristóvão da Rocha Pita, capitão-mor e proprietário da época. Tombado pelo Iphan em 1944, o prédio de quatro pavimentos abriga o Museu do Recôncavo desde 1971.
Com o declínio da economia açucareira, o engenho mudou de proprietários diversas vezes até ser adquirido pelo governo estadual em 1968. Após obras de recuperação, tornou-se oficialmente o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho, hoje reconhecido como patrimônio histórico nacional.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023