Bahia

Salvador celebra 2 de Julho com festa, tradição e resistência

03 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Salvador celebra 2 de Julho com festa, tradição e resistência]

Foto: Malu Vieira/g1

Neste 2 de julho, as ruas da Lapinha, em Salvador, foram tomadas por um verdadeiro espetáculo de cores, cultura e história. Com casas enfeitadas, crianças fantasiadas e homenagens a heróis da luta pela independência, milhares de baianos foram às ruas para celebrar a expulsão definitiva dos portugueses da Bahia – um marco que completou 202 anos.
A data lembra a batalha travada no recôncavo e em Salvador, nove meses após o grito do Ipiranga, e é representada pelas figuras do Caboclo e da Cabocla — símbolos da força popular formada por indígenas, negros e mestiços.
O restaurador José Dirson Argolo, professor aposentado da Escola de Belas Artes da UFBA, é o responsável pela preservação desses símbolos e de outros monumentos históricos desde 1997.
No bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Clélia Santana Leite transforma sua casa em um cenário histórico. Ao lado de familiares, homenageia heroínas como Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica, além de exaltar o papel dos caboclos.
Durante coletiva, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) relembrou sua trajetória no 2 de Julho e destacou o compromisso com a valorização da data nos currículos escolares. Já o prefeito Bruno Reis (União Brasil) ressaltou o espírito de resistência e autonomia do povo baiano.

Comentários

Outras Notícias

[Babado Novo grava audiovisual “Efeito Verão” em Salvador]
Fofoca

Babado Novo grava audiovisual “Efeito Verão” em Salvador

28 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres na Bahia]
Bahia

Câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres na Bahia

28 de Outubro de 2025

Foto: José Cruz / Agência Brasil

[Aplicativo ajuda a reconhecer sintomas e prevenir o AVC]
Saúde

Aplicativo ajuda a reconhecer sintomas e prevenir o AVC

28 de Outubro de 2025

Foto: Imagem Ilustrativa / Reprodução Ebserh

[Anvisa proíbe manipulação e venda de implantes hormonais da Elmeco]
Saúde

Anvisa proíbe manipulação e venda de implantes hormonais da Elmeco

28 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução

[Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021]
Brasil

Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021

26 de Outubro de 2025

Foto: Altemar Alcantara/Semcom/Prefeitura de Manaus

[CNI: encontro Lula-Trump representa
Economia

CNI: encontro Lula-Trump representa "avanço concreto" em negociações

26 de Outubro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil