Bahia

AL-BA propõe criar o Dia Estadual do Cuidador do Idoso

18 de Março de 2025 - Redação Pernambués agora
[AL-BA propõe criar o Dia Estadual do Cuidador do Idoso]

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

O deputado estadual Alan Sanches (União) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei para criar o Dia Estadual do Cuidador do Idoso, com data marcada para 2 de outubro. A proposta visa reconhecer o trabalho desses profissionais que, muitas vezes, enfrentam grandes desafios em suas atividades diárias.
O PL, protocolado na quinta-feira (13), destaca o esforço físico exigido no cuidado domiciliar ou institucional de idosos. Em sua justificativa, o deputado, que é médico, destacou a importância de valorizar esses profissionais que desempenham papel fundamental na sociedade.
“Cuidar de um idoso em casa ou em uma instituição é uma tarefa que exige esforço constante, tanto físico quanto emocional. É uma atividade árdua e, muitas vezes, invisível à sociedade, por isso precisamos valorizar e dar visibilidade a esses profissionais”, afirmou Alan Sanches.
Na Bahia, há mais de 24 mil idosos vivendo em domicílios coletivos, sendo que 5.563 estão em asilos e instituições de longa permanência para idosos (ILPIs). Muitas dessas instituições são filantrópicas e dependem de doações e apoios externos para funcionar.
De acordo com dados do IBGE, a maioria dos idosos em asilos são mulheres com 80 anos ou mais. A desigualdade no cuidado com os idosos reflete não apenas uma disparidade de gênero, mas também o abandono e as dificuldades enfrentadas pelos idosos em todo o Brasil.

Comentários

Outras Notícias