Bahia

Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei

20 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Bahia tem primeiro Carnaval sem serpentinas metalizadas após nova lei]

Foto: Reprodução / TV Globo

A Lei 14.858/2025, que proíbe a produção, distribuição e uso de serpentinas metalizadas na Bahia, entrou em vigor nesta quinta-feira (13). A medida foi sancionada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), com assinatura da presidente Ivana Bastos. Com isso, o Carnaval deste ano será o primeiro sem o tradicional adereço.
A iniciativa surgiu após sugestão da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) em agosto de 2024, com o objetivo de reduzir riscos de acidentes elétricos durante as festas de rua, especialmente no Carnaval.
O alerta veio após o incidente registrado no Carnaval de 2024, no circuito Dodô (Barra-Ondina), quando serpentinas metalizadas entraram em contato com a rede elétrica, causando um apagão generalizado na região por cerca de uma hora.
De acordo com a nova legislação, o descumprimento pode resultar em multas entre R$ 5.000 e R$ 100.000, variando conforme o porte do estabelecimento e a gravidade da infração. A regra se aplica a indivíduos, comércios, trios elétricos e camarotes. Ambulantes flagrados vendendo o produto também poderão ter seus itens apreendidos.

Comentários

Outras Notícias