Bahia

MP-BA solicita providências urgentes para a recuperação da Unidade de Saúde de Plataforma

17 de Janeiro de 2025 - Redação Pernambués agora
[MP-BA solicita providências urgentes para a recuperação da Unidade de Saúde de Plataforma]

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (13), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez uma recomendação urgente à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para que sejam adotadas medidas emergenciais na Unidade de Saúde de Plataforma, localizada no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A denúncia foi feita pelo deputado estadual Leandro de Jesus.

Fechada desde 2018, a unidade enfrenta sérios problemas de gestão pública, de acordo com o MP-BA. Diversos materiais hospitalares estão mal armazenados em um ambiente insalubre. Entre 2018 e 2021, o prédio foi utilizado como Centro de Parto Humanizado, mas depois passou a ser convertido em almoxarifado, abrigando documentos, bens de consumo e medicamentos.

O MP-BA apontou que as condições físicas do local são alarmantes, com materiais e documentos armazenados de forma inadequada e com data de validade expirada. A unidade apresenta também problemas como falta de ventilação, excesso de umidade e mofo, comprometendo a segurança sanitária.

A SESAB tem cinco dias para retirar os materiais em condições de uso, reorganizar o espaço e implementar um sistema adequado para o arquivamento dos prontuários. O MP-BA destacou que as recomendações incluem garantir ambientes arejados, o uso de paletes para armazenar materiais e a eliminação imediata de itens vencidos, conforme a regulamentação da Anvisa.

Além disso, foi enfatizado que é necessário tomar medidas urgentes para evitar riscos à saúde pública e garantir o pleno funcionamento do local.

Comentários

Outras Notícias

[Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026]
Política

Jorge Araújo, Tiririca e Silvia Abravanel estão entre os famosos que ficaram sem mandato em 2026

07 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço]
Fofoca

Simaria retoma carreira nos palcos e conta como os filhos incentivaram seu recomeço

07 de Outubro de 2026

Foto: TV Globo

[ Das telas às urnas: famosos e influenciadores conquistam mandatos em 2026]
Política

Das telas às urnas: famosos e influenciadores conquistam mandatos em 2026

07 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram

[Jerônimo vence em 376 cidades da Bahia e garante reeleição no primeiro turno]
Política

Jerônimo vence em 376 cidades da Bahia e garante reeleição no primeiro turno

07 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Ufba lidera instituições baianas em ranking internacional; Uesc, Uefs e Uesb também aparecem]
Educação

Ufba lidera instituições baianas em ranking internacional; Uesc, Uefs e Uesb também aparecem

05 de Outubro de 2026

Foto Montagem: Ronne Oliveira / Bahia Notícias

[Conversas apreendidas pela PF mostram pedido de Ronaldo a Vorcaro por crédito para o Cruzeiro]
Justiça

Conversas apreendidas pela PF mostram pedido de Ronaldo a Vorcaro por crédito para o Cruzeiro

05 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação