Bahia

Memorial da Câmara recebe alunos da APAE

07 de Agosto de 2024 - Diretoria de Comunicação
[Memorial da Câmara recebe alunos da APAE]

Visitas ao museu podem ser agendadas por grupos e instituições / Foto Reginaldo ipê

O Memorial da Câmara Municipal de Salvador recebeu os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da unidade APAE São Joaquim, na manhã desta terça-feira (6). Recebidos e guiados pelos estagiários de história Railan Lima e Judith Menezes, os alunos com deficiências intelectuais ou múltiplas estavam acompanhados de responsáveis legais. À tarde, o Memorial receberá outra turma para visitação.

O objetivo da visita foi trabalhar o protagonismo social dos alunos, permitindo que eles conhecessem a cultura local e se socializassem com o ambiente.

“Pensando no papel que a Câmara exerce na cidade, queremos que eles se sintam cidadãos pertencentes, com direitos de opinar”, disse Sandra Cristina Bahia da Cruz, pedagoga responsável pelo grupo.

Ela destacou ainda a importância de desmistificar mitos e promover a aceitação e o conhecimento sobre as diversas necessidades das pessoas com deficiência. “Muitas pessoas pensam que, por terem deficiência, não podem visitar um lugar como este. Acham que vão derrubar, quebrar ou mexer em algo. Eles podem, sim, estar nesses espaços. Só precisamos aprender a lidar com eles”, concluiu.

Leda Araújo Dias, aposentada e mãe de Vanessa Dias, 32 anos,  acompanhou a filha na visita e se mostrou muito satisfeita. “Eu achei bom, maravilhoso desenvolver tanto os meninos quanto as mães. A minha filha saiu daqui aprendendo bastante”, comemorou Leda.

 Momento musical 

Railan Lima, um dos mediadores, promoveu um momento especial de interação através da música. Tocando um ukulele, Railan ensaiou o Hino ao 2 de Julho com os alunos, enriquecendo ainda mais a visita.

Memorial 

O Memorial da Câmara Municipal de Salvador está localizado no Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, s/n, Centro. Funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e, às sextas-feiras, das 9h às 14h. As visitas em grupo acompanhadas por mediadores devem ser agendadas através do e-mail: [email protected].
 

Comentários

Outras Notícias

[Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde]
Saúde

Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde

30 de Janeiro de 2026

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026]
Bahia

Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS

[ É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026]
Fofoca

É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026

30 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação

[Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC]
Justiça

Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC

30 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik