Ministério da Justiça doa 200 câmeras corporais para PM da Bahia
15 de Janeiro de 2024 - Redação Pernambués agora
Governo da Bahia recebeu 200 câmeras corporais da gestão federal; até o fim do ano, outras 3.300 devem ser compradas - Foto: Alberto Maraux | SSP-BA
O governo da Bahia deve receber, nos próximos dias, 200 câmeras corporais (também conhecidas como “bodycams”, em inglês) cedidas pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) para uso nos uniformes dos policiais militares do estado. O acordo de cooperação técnica entre as gestões estadual e federal foi assinado no último dia 28 de dezembro, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo ministro Flávio Dino (PSB).
A cessão do equipamento, que tem origem em uma doação dos Estados Unidos para o Brasil de 400 bodycams, terá uma vigência de 36 meses (três anos), contados a partir da assinatura do acordo, que integra o Projeto Nacional de Câmeras Corporais.
O portal A TARDE apurou que as 200 câmeras corporais já chegaram à Bahia e estão sob posse da Polícia Militar. O governo do estado, porém, ainda aguarda autorização do Ministério da Justiça para começar a utilizar o equipamento. Segundo fontes ligadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), um imbróglio entre as administrações federais do Brasil e dos EUA impede a utilização imediata das bodycams.
O acordo de cooperação técnica já havia sido anunciado nas vésperas do Natal pelos governos federal e estadual, mas só foi formalizado nos últimos dias do ano e publicado nesta segunda-feira, 15, no Diário Oficial da União (DOU).
Além de Jerônimo e Dino, os secretários nacionais de Segurança Pública, Tadeu Alencar (PSB); e de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira; assim como o titular estadual da Segurança Pública, Marcelo Werner, também assinaram o acordo que determinou a cessão dos equipamentos.
Licitação
Em paralelo ao acordo com o Ministério da Justiça, o governo Jerônimo também está viabilizando a compra de outras câmeras corporais, para que todos policiais militares que trabalham na rua possam ter o equipamento em seus uniformes.
No último dia 6 de dezembro, a gestão estadual publicou a empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática como vencedora da licitação para fornecer as bodycams, com um investimento público superior a R$ 23 milhões.
A empresa vencedora do processo licitatório tem prazo para entregar pelo menos 1.100 câmeras corporais até o próximo mês de março, em um primeiro lote de fornecimento. Até o final do ano, 3.300 bodycams devem ser fornecidas para uso da Polícia Militar da Bahia.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023