Governo propõe reduzir teto dos juros do consignado do INSS para 1,77%
27 de Novembro de 2023 - Redação Pernambués agora
O crédito consignado é um empréstimo descontado direto do benefício previdenciário - Foto: Divulgação
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) deve propor em reunião nesta segunda-feira, 27, uma redução do teto de juros do empréstimo consignado dos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 1,84% para 1,77% ao mês.
Devem ser impactados beneficiários do INSS, que recebem aposentadorias, pensões e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas). O crédito consignado é um empréstimo descontado direto do benefício previdenciário. A expectativa é de que o ministério iguale o teto dos juros do cartão de crédito dos beneficiários do INSS à taxa do consignado futuramente.
O plano do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é reduzir os juros do consignado no compasso da Selic, taxa básica da economia em 12,25% ao ano. Antes mesmo do Banco Central começar a reduzir a Selic, Lupi cortou o teto dos juros do consignado no INSS de 2,14% ao mês, 1,70% ao março. Mas teve que recuar para 1,97%, diante do fechamento da linha pelos bancos.
Depois disso, a taxa do consignado caiu para 1,91% em agosto e 1,84% ao mês em outubro.
Comentários
Outras Notícias
Ano letivo da rede municipal de Salvador será prolongado até janeiro de 2027; prefeitura anuncia novas escolas
18 de Março de 2026Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Após vencer Oscar, Michael B. Jordan comemora prêmio em rede de fast food nos EUA
18 de Março de 2026Foto: X
Solange Almeida relembra trajetória de emagrecimento e fala sobre perda de 57 kg: “Foi por mim”
18 de Março de 2026Foto: Instagram
Operação da Polícia Civil fecha clínicas por comercialização irregular de canetas para emagrecimento em Salvador
18 de Março de 2026Foto: Divulgação
Bahia terá três novos Centros de Reabilitação com obras previstas pelo Novo PAC
17 de Março de 2026Foto: Divulgação
Regulação de pacientes organiza acesso ao SUS na Bahia e revela desafios da rede de saúde
17 de Março de 2026Foto: Imagem Ilustrativa. Yasmim Marinho / Sesab
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023