Ação do Governo do Estado previne afogamentos em ponto turístico de Salvador
19 de Julho de 2023 - Redação Pernambués agora
A ideia é que eles estejam preparados para ajudar banhistas em caso de ocorrências.
FOTO: Tiago Queiroz
Baianos e turistas que estavam curtindo a praia do Farol da Barra, em Salvador, nesta quarta-feira (19), presenciaram uma ação preventiva contra afogamentos. A iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) ofereceu um curso dinâmico com noções sobre os riscos no mar, como evitar afogamentos e primeiros-socorros, para trabalhadores autônomos que atuam na região. A ideia é que eles estejam preparados para ajudar banhistas em caso de ocorrências.
“A área do Farol da Barra registra o maior índice de ocorrências na cidade, principalmente, envolvendo turistas que não estão acostumados com o mar. Como esses trabalhadores estão sempre na praia, surgiu a ideia de transformá-los em agentes de prevenção. Eles não irão entrar na água, mas poderão indicar os melhores lugares para mergulho e a localização dos postos de salva-vidas, além de prestar primeiros-socorros, até a chegada do profissional habilitado”, explicou o coordenador de Planejamento Operacional do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BMAR), capitão Joel Adriano dos Santos.
“Começamos aqui na Barra, uma região emblemática da zona turística Baía de Todos-os-Santos, e pretendemos expandir essa parceria com o Corpo de Bombeiros para as demais praias de Salvador, visando contribuir para a segurança de moradores e visitantes”, completou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA, Tatiana Harfush.
Há quatro anos trabalhando no local conhecido como “Buraco da Sereia”, o vendedor Sérgio Santos, 28 anos, participou do treinamento e aprovou a iniciativa. “Tenho experiência no mar, mas aprendi coisas novas no curso, que serão importantes em situações de emergência. Recentemente, presenciei uma turista se afogando. A praia é bonita, mas tem os seus perigos”.
O turista italiano Ludovico Oddi, 27 anos, que passeava pela praia, elogiou a ação do governo baiano. “É, sem dúvidas, uma prestação de serviço público. Algo muito bom, que vai dar uma maior segurança para nós, visitantes”.
Comentários
Outras Notícias
Defesa de Daniela Mercury reforça pedido para que Eduardo Bolsonaro vire réu no STF
08 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Shakira anuncia música oficial da Copa de 2026 gravada no Maracanã
08 de Maio de 2026Foto: X / @shakira
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê e suspende fabricação de itens
08 de Maio de 2026Foto: Jacqueline Spotto/Anvisa
Trump elogia encontro com Lula e indica novas reuniões entre Brasil e EUA
08 de Maio de 2026Foto: Reprodução / PR
Hospital do Oeste registra alta de 120% nos casos de síndrome respiratória grave
07 de Maio de 2026Foto: Divulgação
Tia Milena sugere casamento entre Marina Sena e Juliano Floss e movimenta redes
07 de Maio de 2026Foto: Reprodução Instagram
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023