Bahia

Acarajé rosa gera polêmica e associação fala em desrespeito à tradição

18 de Julho de 2023 - Redação IBahia
[Acarajé rosa gera polêmica e associação fala em desrespeito à tradição]

Empresária criou nova versão do quitute em homenagem ao filme "Barbie"Após lançar uma versão rosa do acarajé, a empresária Drica Cerqueira, proprietária do "Acarajé da Drica", recebeu críticas da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM).

FOTOS: Redes Sociais

Em entrevista ao iBahia, Rita Santos, diretora da ABAM, explicou que as modificações feitas no quitute desvalorizam a tradição e os costumes. "Nós, o estado da Bahia, o maior em número de pessoas negras, temos que valorizar o que é nosso, dos pretos, porque vamos dar ibope para Barbie?", afirmou.

"Essa baiana não pode ser chamada de baiana, ela é uma vendedora. Ela não valoriza a nossa tradição, o nosso costume. Hoje ela vende bolinho de feijão e amanhã pode vender outra coisa. Os brancos não valorizam o que é nosso, porque vamos valorizar o que é deles?", finalizou.

A versão do acarajé foi feito em homenagem ao filme "Barbie", inspirado na famosa boneca norte-americana, que estreia nos cinemas na próxima quinta-feira (20), o valor do quitute fica entre R$8 e R$15. O assunto viralizou na web e chegou a ser divulgado em publicação no perfil da Prefeitura de Salvador. Entretanto, por conta da quantidade de comentários negativos dos internautas, a publicação foi excluída.

Em print feito pelo iBahia é possível ver alguns comentários de internautas. "Não venham mexer no nosso acarajé. Tenha santa paciência", escreveu um perfil. "Nós não queremos graça no nosso acarajé", disse outro.

Para tranquilizar os seguidores, Drica garantiu o sabor do bolinho de feijão não foi modificado. "Gente o sabor é o mesmo, somente algumas gotas de anilina rosa para tonalizar, eu homenagear a personagem #Barbie não existe mudar tradição. Todas as empresas fazendo também!!! Por que não o acarajé?", disse nos comentários da publicação da Prefeitura.

Em entrevista ao iBahia, Drica Cerqueira falou sobre a polêmica em torno da nova versão do quitute e afirmou ter se tratado de um desafio proposto pelos próprios clientes.                                                                                                                                     

"A ideia veio devido ao filme que será lançado. Como várias empresas fizeram, os clientes perguntaram e deu certo. É uma brincadeira pelo estreia do filme. Só vamos fazer essa semana", explicou.

Comentários

Outras Notícias

[Ingressos para evento da Fenty Beauty, de Rihanna, se esgotam em menos de um dia em Salvador]
Bahia

Ingressos para evento da Fenty Beauty, de Rihanna, se esgotam em menos de um dia em Salvador

28 de Agosto de 2025

Foto: Divulgação / Fenty Beauty

[Bahia recebe reforço de 48 médicos especialistas para ampliar atendimento no SUS ]
Saúde

Bahia recebe reforço de 48 médicos especialistas para ampliar atendimento no SUS

28 de Agosto de 2025

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

[Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026]
Brasil

Lula regulamenta TV 3.0 e projeta estreia no Brasil antes da Copa de 2026

28 de Agosto de 2025

Foto: José Cruz / EBC

[Torcida organizada do Vitória confronta elenco após goleada para o Flamengo]
Esportes

Torcida organizada do Vitória confronta elenco após goleada para o Flamengo

28 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução/Instagram

[Atriz María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha de “Chaves”, é internada no México]
Mundo

Atriz María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha de “Chaves”, é internada no México

27 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Flica 2025 reúne Gregório Duvivier, Rita Batista e ex-ministro da Palestina em Cachoeira]
Bahia

Flica 2025 reúne Gregório Duvivier, Rita Batista e ex-ministro da Palestina em Cachoeira

27 de Agosto de 2025

Foto: Reprodução / Divulgação